Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético vence o Athletic e está na final do Campeonato Mineiro

Jogando no Independência, Galo devolveu placar do primeiro jogo e avançou por ter feito melhor campanha na 1ª fase

Hulk garantiu vitória do Atlético com gol no segundo tempo

Missão cumprida também no Campeonato Mineiro. Após se garantir na fase de grupos da Libertadores, com vitória por 3 a 1 sobre o Millonarios-COL, o Galo fez seu papel também no Estadual. Neste sábado (18), o alvinegro derrotou o Athletic por 1 a 0 e chegou à 17ª final consecutiva na competição, e a gora briga pelo tetracampeonato.

Agora, o Atlético ficará 15 dias sem entrar em campo, já que será o período da ‘data Fifa’. O primeiro jogo da decisão do Mineiro será em 1º de Abril. O adversário sai neste domingo (19), no confronto entre América x Cruzeiro, disputado também na Arena Independência. No duelo de ida, em Sete Lagoas, o Coelho, como visitante, derrotou a Raposa por 2 a 0.

Necessidade da vitória

Derrotado no jogo de ida, em São João del-Rei, o Galo entrou em campo na Arena Independência com a obrigação de vencer, por qualquer placar, para chegar à 17ª final consecutiva no Estadual; empate ou vitória do Athletic, tirariam o atual tricampeão da parada.

Casa cheia

Com mais de 20 mil ingressos vendidos, a torcida do Atlético marcou presença no Horto para empurrar o time rumo à decisão do Mineiro. Antes de a bola rolar, inclusive, deu show com a exibição de um mosaico, com os dizeres ‘Aqui é Galo’.

Três alterações

Para o segundo confronto das semifinais, o técnico Eduardo Coudet promoveu três mudanças na equipe considerada titular. Na lateral esquerda, Rubens assumiu o lugar de Dodô; no meio, Otávio entrou na vaga deixada pelo lesionado Allan, e Pedrinho assumiu o posto de Edenilson.

Primeiro tempo amarrado

Sem inspiração ofensiva, o Atlético pouco chegou ao gol do Athletic nos primeiros 45 minutos. Os visitantes, satisfeitos com o empate, tentavam explorar os contra-ataques, mas também não foram efetivos. A etapa inicial foi bastante morna ofensivamente e bastante pegada, principalmente no setor de meio campo.

Mudou o time

Para a volta do intervalo, Eduardo Coudet sacou Saravia, Pedrinho e Rubens, e promoveu as entradas de Mariano, Pavón e Hyoran. Com isso, Patrick foi deslocado para fazer a lateral esquerda.

Grande chance

Logo aos dois minutos da segunda etapa, Hyoran criou a melhor jogada do Atlético na partida, até o momento. Num chute de bora da área, obrigou o goleiro adversário fazer grande defesa e mandar para escanteio.

Na cobrança, a bola cruzou a área, passou por Patrick e fez a Massa gritar o ‘uh!’ nas cadeiras do Independência.

Mais uma chance

Aos seis minutos, Hulk cobrou falta colocada, mas a bola passou do lado esquerdo de Júlio César.

Gooooooool dele!

Aos oito minutos, após bobeada da zaga do Athletic, finalmente saiu o gol atleticano. Hulk, sempre ele, aproveitou em velocidade, driblou o goleiro, empurrou para o fundo da rede e correu para o abraço! Este foi o décimo dele na temporada. Só no Horto, em cinco partidas, o camisa 7 marcou sete tentos.

Classificação com emoção

Após o gol de Hulk, o Atlético teve mais calma para organizar as ações de ataque e viu o Athletic se soltar mais, já que precisava empatar o jogo. O Esquadrão de Aço chegou perto de ter um pênalti, mas ao consultar o VAR, a arbitragem mandou seguir o jogo.

Presença em peso da torcida

Com 21.760 torcedores, esse foi o segundo maior público do Atlético no Independência em 2022. O primeiro foi contra a Caldense, na estreia da temporada, com mais de 22 mil pessoas nas arquibancadas. Por outro lado, a renda de R$ 610.886 foi a maior no estádio este ano.

Atlético 1x0 Athletic

Atlético

Everson; Saravia (Mariano); Maurício Lemos; Jemerson; Rubens (Hyoran); Otávio; Pedrinho (Pavón); Zaracho (Dodô); Patrick; Hulk e Paulinho (Edenilson). Técnico: Eduardo Coudet.

Athletic

Júlio César; Patric (Douglas Pelé), Danilo Cardoso, Rayan e Vinicius Silva; Diego Fumaça, Rômulo (Matheusão) e David Braga (Falcão); Welinton Torrão (Nathan), Alason Carioca (Sassá) e Jonathan. Técnico: Roger Silva.

Gol
Hulk (7 min 2ºT) do Atlético

Cartões amarelos
Zaracho, Paulinho, Matheus Mendes, Hyoran (Atlético); Alason Carioca, Diego Fumaça, Rayan, Lucas Balardin, Nathan, Douglas Pelé (Athletic)

Cartão vermelho
Não houve.

Público: 21.760 pessoas
Renda:
R$ 610.886,00

Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 18 de março de 2023 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em BH

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Magno Arantes Lima
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenutto de Oliveira

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.