Apresentado nesta quinta-feira (15), na Cidade do Galo, o técnico Eduardo Coudet chega ao Atlético com a missão de recolocar o time no caminho das conquistas e, principalmente, de dar organização ao elenco que brilhou em 2021, conquistando o estadual, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, sob comando de Cuca. Na atual temporada, que findou em novembro, o desempenho foi bem aquém do esperado.
Outra missão do argentino de 48 anos, que em 2020 comandou o Internacional, é superar um número atingido por outros dois compatriotas que tiveram passagem recente pelo alvinegro: Jorge Sampaoli e Turco Mohamed fizeram as mesmas 45 partidas como técnicos do time mineiro.
Contratado em março de 2020, para substituir o venezuelano Rafael Dudamel, demitido após 10 partidas - a eliminação para o Afogados-PE, na Copa do Brasil, foi a gota d´água -, Sampaoli participou da grande reformulação no elenco, quando o diretor-executivo era Alexandre Mattos. Terceiro colocado no Brasileiro, ele deixou o clube no início do ano seguinte, ao acertar com o Olympique de Marselle, da França.
Amigo particular de Coudet, Sampaoli conquistou 26 vitórias, 8 empates e teve outras 10 derrotas. O aproveitamento foi de 64%.
El Turco
Escolhido para ser o sucessor de Cuca após a brilhante temporada do curitibano em 2021, Turco Mohamed chegou ao Galo prometendo manter o trabalho executado pelo antecessor e fazer pequenas alterações no modo de jogo. Porém, mesmo com números superiores aos obtidos por Sampaoli, não resistiu e acabou sendo demitido.
A eliminação para o Flamengo na Copa do Brasil, quando o Atlético levou um passeio do rubro-negro no Maracanã, foi o suficiente para que o argentino não resistisse na função. Naquele momento, o Galo ocupava a quarta colocação no Brasileiro, mas não apresentava o bom futebol esperado por diretoria, imprensa e torcida.
Turco comandou o alvinegro em 45 jogos, assim como Jorge, e obteve 27 vitórias, 13 empates e apenas 5 derrotas. O aproveitamento foi de 69,9%.
Eduardo Coudet assinou contrato com o Atlético até dezembro de 2024. Logo na apresentação, o diretor-executivo Rodrigo Caetano afirmou que sua permanência até o fim do vínculo é uma espécie de obsessão para a cúpula do clube.
Jorge Sampaoli
2020
45 jogos
26 vitórias
9 empates
10 derrotas
Antonio Mohamed (Turco)
2022
45 jogos
27 vitórias
13 empates
5 derrotas
69,6% de aproveitamento