Jogadoras da equipe feminina do América registraram um boletim de ocorrência contra o auxiliar Claiton Timm, da partida desse sábado (22), contra o Juventude, na estreia do Campeonato Brasileiro Feminino. Segundo comunicado do clube neste domingo (23), o profissional proferiu “palavras e piadas de cunho sexual” em referência às atletas.
“Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa”, escreveu o clube em nota.
Claiton Timm tem 45 anos e é assistente categoria A está desde 2010 na Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul - CEAF/RS.
O assistente de arbitragem Claiton Timm foi afastado neste domingo (23) pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) após acusação de assédio por jogadoras do time feminino do América.
Nesta segunda (24), o América vai enviar ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com relato do ocorrido. O clube reafirmou “compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação”.
Em campo, Juventude e América empataram por 1 a 1. O duelo foi apitado por Jenifer Alves de Freitas (RJ), auxiliada por Cassio Pires Dornelles (RS) e Claiton Timm (RS). Eduardo Fernandes Bastos (RS) foi o quarto árbitro, e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) trabalhou como analista de campo.
A próxima partida do Juventude pelo Brasileirão será contra o Corinthians, na quinta-feira (27), às 16h (de Brasília). Já o América vai enfrentar o Palmeiras, na quarta-feira (26), às 16h (de Brasília).
Leia também:
- Jogadoras do América registram boletim de ocorrência contra árbitro de estreia no Brasileiro
- CBF afasta árbitro acusado de assédio por jogadoras do América no Brasileiro Feminino
Juventude x América: saiba o que foi dito por árbitro acusado de assédio no Brasileiro Feminino
Leia o comunicado do América na íntegra
“O América Futebol Clube vem a público manifestar seu profundo repúdio e indignação diante de um episódio repugnante ocorrido neste sábado (22), na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro Feminino.
Após a partida contra o Juventude, em Bento Gonçalves, atletas de nossa equipe registraram um boletim de ocorrência e prestaram queixa em uma delegacia da cidade contra um dos árbitros auxiliares do jogo. Antes do início da partida, através do rádio comunicador, entre seus pares de profissão, o profissional proferiu palavras e piadas de cunho sexual, se referindo às nossas atletas, em um comportamento absolutamente inaceitável e que configura grave ofensa.
O Clube confia que as autoridades competentes atuarão com rigor na apuração dos fatos e na aplicação das sanções ao agressor. Na próxima segunda-feira (24), enviaremos um ofício à CBF, relatando o ocorrido e colocando-se à disposição para colaborar com as investigações e com a implementação de medidas que previnam a reincidência de casos como este.
O América Futebol Clube reafirma seu compromisso com a promoção de um ambiente esportivo respeitoso e livre de qualquer forma de violência ou discriminação.”