O treinador Vanderlei Luxemburgo acredita que no Brasil não se dá o devido valor à sabedoria dos técnicos mais velhos. Aos 72 anos, ele foi o convidado do programa CNN Esportes S/A, da CNN Brasil, na noite deste domingo (23). Em um papo franco, ‘Luxa’ abriu o jogo sobre como ele enxerga o tratamento aos profissionais mais experientes.
“Nós ficamos com o cabelo branco, com experiência, e nós somos execrados. Essa é a grande verdade”, declarou.
Para o treinador multicampeão por Corinthians, Palmeiras, Santos e Cruzeiro, esse tratamento desprestigiado é uma característica específica do Brasil.
“Qualquer outro país do mundo aproveita a sabedoria da experiência, os sábios. A experiência traz sabedoria, te dá ensinamento”, afirmou.
O último trabalho profissional de Luxemburgo foi no Corinthians, em 2023.
Saída do Real Madrid foi inexperiência
Vanderlei treinou o Real Madrid entre as temporadas 2004/2005 e 2005/2006. Naquela época, ele era um dos maiores treinadores do Brasil, atual campeão brasileiro pelo Santos. Em janeiro de 2005 ele assumiu o clube.
Contudo, após confusões com Florentino Pérez, imprensa espanhola e torcida, ele foi demitido em dezembro de 2005.
Em sua análise, a falta de maturidade como profissional foi crucial para sua saída.
“Hoje com 72 anos eu botaria a mão em cima dele ‘Vamos jantar amanhã, que a gente conversa’. Então quer dizer, você aprende. A experiência te dá ensinamento”, destacou.
Ele ainda comparou a sua situação com a de um advogado.
‘Eu sempre comparo a um advogado recém-formado, que tirou nota 10, excelente aluno, com um advogado que era nota 6, nota 7, mas que tem 30 anos de tribuna, quem tem mais vantagem? A experiência”.
Ao todo, em um ano no clube espanhol, Luxemburgo obteve 28 vitórias, sete empates e dez derrotas em 45 partidas.