Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

‘Características especiais': jornalista colombiano analisa jovem acertado com Cruzeiro

Clube celeste anunciou, na última terça-feira (9), o pré-contrato com o atacante colombiano Néiser Villareal

Néiser Villareal, acertado com Cruzeiro, durante jogo pela Colômbia Sub-20

Grande promessa do futebol colombiano, o atacante Néiser Villareal foi anunciado pelo Cruzeiro na última terça-feira (10). Ele assinou um pré-contrato e chegará ao clube em dezembro deste ano, após o término de seu vínculo com o Millonarios-COL.

Aos 20 anos, o jovem é um jogador de mobilidade e qualidade técnica dentro de campo. Fora das quatro linhas, o atleta tomou os noticiários colombianos nos últimos meses.

Para conhecer melhor o novo reforço celeste, a Itatiaia conversou com o jornalista colombiano Rouget Taborda Vallejo.

O que esperar de Néiser Villareal dentro de campo

Néiser Villareal pode atuar em diferentes funções dentro do setor ofensivo e se destaca pela qualidade técnica e pela mobilidade. Segundo Taborda Vallejo, o atacante tem características raras que o fazem ser especial.

"É um jogador de características muito especiais e particulares. É um jogador que sabe se mover dentro e fora da área. É um jogador que pode receber para se mover em direção ao gol”, inicou Vallejo.

“Ele é mais definidor. É um jogador que sabe tecnicamente jogar pela esquerda e pela direita porque maneja bem os perfis. É um finalizador. É um elemento que pode, com facilidade, sair e entrar da área. Não é desses centroavantes tradicionais que permaneciam em meio aos dois zagueiros e poderiam ser presas fáceis. É com essa mobilidade que o descrevo. Sua mobilidade e sua capacidade técnica o fazem distinto”, completou.

Néiser Villarreal, de 20 anos, vai reforçar o Cruzeiro a partir de dezembro deste ano

Atitudes fora de campo

Recentemente, Néiser Villareal polemizou com algumas atitudes. Em agosto, ele apareceu em uma live com a camisa do América de Cali-COL. A situação, obviamente, gerou mal estar com a torcida do Millonarios. O jogador foi punido e precisou se desculpar publicamente.

No mercado da bola, também foi protagonista. Antes de assinar o pré-contrato com o Cruzeiro, Néiser negociou com Atlético de Madrid-ESP, clubes dos Estados Unidos e Vasco, mas as situações não avançaram.

O Cruzmaltino, inclusive, saiu irritado da movimentação. Isso porque o jogador e seus representantes “sumiram” em meio às tratativas, mesmo com o aceite do Millonarios.

Taborda Vallejo alegou desconhecimento e evitou entrar no âmbito disciplinar de Villareal. Apesar disso, avaliou que é um jogador a ser lapidado e desenvolvido, o que é natural para a idade que tem.

“Tem, todavia, muito mais para aprender e para assimiliar, pessoal e esportivamente, de sua estrutura integral. Temos que ver como serão seus progressos e sua avançada. É pequeno falar de um deportista quando não se conhece certos procedimentos”, disse Vallejo.

“Condições tem. Futuro tem. O importante é que seja polido, valorizado e orientado. Estará no Mundial Sub-20 e essa será uma grande vitrine”, agregou.

Néiser Villareal antes de partida pelo Millonarios-COL

Quem é Néiser Villareal

Natural de Tumaco, um município da Colômbia, localizado no departamento de Nariño, o atacante Néiser Villarreal fez o primeiro jogo como profissional com apenas 18 anos, em 2023. Depois de se destacar na base do Millonarios, ele entrou por três minutos na vitória sobre o Atlético Bucaramanga por 3 a 0.

Néiser Villarreal ganhou mais espaço no time profissional do Millonarios com o passar do tempo. Em 2023, ele fez três partidas. Já em 2024, foram oito jogos e a primeira participação em gol: uma assistência na vitória por 3 a 0 diante do Envigado. Já nesta temporada, ele soma 15 duelos e três assistências.

O maior momento de sua carreira foi no Sul-Americana Sub-20 deste ano. Pela Colômbia, Villareal fez oito gols e deu quatro assistências em nove jogos.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.