Um torneio de várzea que reúne ex-jogadores com passagens por
O torneio teve início em 2016 para comemorar os 35 anos de fundação do Pioneer FC, time tradicional da várzea em São Paulo. Os participantes são selecionados “após um criterioso processo de avaliação” e também tem regulamento com “punições para torcida e jogadores, podendo inclusive haver a exclusão do time da edição atual e futuras da competição, além de outras 9 competições associadas”, informa o site oficial.
Os 80 times serão divididos em duas sedes com 40 equipes em cada. Cada sede terá oito grupos com cinco equipes que se enfrentam em turno único. Ao final da fase de grupos, os dois melhores colocados de cada chave avançam para os mata-matas.
A competição cresceu e extrapolou os limites da cidade de São Paulo. Além de times da capital, há representantes da Grande São Paulo (11), Litoral Paulista (7), interior do SP (1) e até Minas Gerais (1).
O representante mineiro é o Bom Repouso Esporte Clube, conhecido como BREC. A equipe, com sede em Bom Repouso, fica a 237km de São Paulo.
Times ‘recheados’ de estrelas
André Santos (ex-lateral do Arsenal, Seleção Brasileira e Corinthinas), Christian (ex-Corinthians e Flamengo) e Cleiton Xavier (ex-Palmeiras) disputarão o torneio pelo time “Conta Forte”. Leandro Damião negocia para disputar a Copa pelo MEC Tiradentes, clube que defendeu em outro torneio de várzea em São Paulo.
Wellington Paulista (ex-Cruzeiro) disputará o torneio pelo Terror da Mooca. O meia Geuvânio, ex-Atlético, Santos e Flamengo defenderá o Diamante. O volante Denilson (ex-Cruzeiro, São Paulo e Arsenal), o lateral Pará (ex-Santos e Flamengo) são outros nomes presentes na disputa.