Integrantes de torcidas organizadas do Cruzeiro recepcionaram, na madrugada desta terça-feira (30), torcedores do Sport em Belo Horizonte. O Leão da Ilha do Retiro enfrentará o Atlético, arquirrival cruzeirense, às 21h30 desta terça, na Arena MRV, estádio atleticano em BH, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Em imagens que circulam nas redes sociais, um ônibus com rubro-negros foi cercado por cruzeirenses. Em motos e carros, eles acenaram para os
As torcidas organizadas de Sport e Cruzeiro são consideradas aliadas, enquanto torcedores do Atlético têm aliança com o Santa Cruz, rival do Leão da Ilha. Esse contexto colocou as forças de segurança de Minas Gerais em alerta.
Por conta dessas rivalidades, segundo apurou a Itatiaia, um esquema especial de segurança foi montado para a partida na Arena MRV.
Torcidas envolvidas em confusões
As duas torcidas organizadas se envolveram, este ano, em confusões que culminaram em feridos e até morte. Em 2 de março deste ano,
Pouco antes, em 22 de fevereiro, torcedores organizados do Sport atacaram o ônibus da delegação do Fortaleza no Recife, após jogo pela Copa do Brasil. Seis jogadores ficaram feridos.
Punições
Por conta das confusões deste ano, após recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Máfia Azul foi banida dos estádios até 15 de março de 2028. Já a Torcida Organizada Galoucura foi barrada até 4 de março de 2026.
Já o
No dia 10 de abril, o clube pernambucano cumpriu a última partida de punição pelo atentado contra o ônibus do Fortaleza. A Polícia Civil de Pernambuco identificou integrantes ligados à Torcida Jovem do Leão, principal organizada do Sport, como responsáveis pelo ataque.
Inicialmente, o STJD a pena de oito jogos com portões fechados. No entanto, após recurso interposto pelo Leão da Ilha, a punição foi reduzida para quatro partidas, com apenas 25% da carga de ingressos proibida de ser vendida.