Ouvindo...

Corinthians e América fazem ‘jogo de seis pontos’ pela Série A em São Paulo

Confronto pelo Brasileirão pode ser um fio de esperança ou ‘balde de água fria’ para ambos os times na tabela

Corinthians e América fazem jogo decisivo pela Série A em São Paulo

Corinthians e América se enfrentam neste domingo (22), em partida da 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A bola rola às 18h30 (de Brasília) na NeoQuimica Arena, em São Paulo.

Antes do começo da rodada, o Timão era 13º na tabela, com 32 pontos, dois a mais que o primeiro time da zona de rebaixamento. O América, por sua vez, é lanterna com apenas 18 pontos, com 12 pontos de distância também para a primeira equipe do Z4. O panorama mostra que esse será mais um “confronto de seis pontos” para ambos os times no Brasileirão.

Timão quer distância máxima do Z4

Dono da casa, o Corinthians vem de atuação elogiada no empate por 3 a 3 com o Fluminense no Rio de Janeiro, mesmo sem a vitória. Por outro lado, a proximidade com a zona de rebaixamento dá contornos de “decisão” contra o América, já que a briga na parte de baixo da tabela é acirrada. Do 12º (Internacional) ao 18º (Goiás), a distância é de apenas dois pontos.

Para enfrentar o Coelho na NeoQuimica Arena, o Timão deve mandar a campo uma escalação com força máxima, à exceção do volante Maycon, que está suspenso. Lucas Veríssimo retorna à equipe e Gabriel Moscardo segue como dúvida.

América desesperado em busca de um milagre

Do outro lado, o América segue em situação desesperadora, com mais de 99% de chances de rebaixamento. Perder pontos não é mais uma alternativa à equipe americana, e uma vitória pode aproximar a distância para os times fora da zona de rebaixamento.

Assim como a equipe paulista, o Coelho foi elogiado na última rodada mesmo sem vencer. Pela segunda rodada consecutiva, o América tem o desfalque único do atacante Rodrigo Varanda, que está machucado. Não há outros nomes ausentes por lesão ou suspensão no elenco.

Dessa forma, é possível que o técnico Fabián Bustos repita a escalação pela primeira vez em 13 jogos. Caso o argentino pense em mudanças, ele pode escolher Marlon para substituir Nicolas na lateral-esquerda justamente por conta da atuação na derrota por 2 a 1 para o Botafogo.

Retrospecto animador para o Coelho

Mesmo sem ter vencido fora de casa até então na Série A, o América pode se inspirar no retrospecto contra o Corinthians para embalar uma possível arrancada milagrosa. Nos últimos dez encontros, foram quatro vitórias americanas, quatro empates e duas vitórias do Timão.

Pensando apenas nos jogos realizados na NeoQuimica Arena, os paulistas já equilibram os números. Nas últimas cinco partidas na casa corintiana, foram duas vitórias do alvinegro, dois empates e um triunfo americano.

No primeiro turno do Brasileirão, em junho, o América venceu em Belo Horizonte por 2 a 0. O confronto mais recente, entretanto, foi em julho, na segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians venceu por 3 a 2 e se classificou na disputa de pênaltis.

Corinthians x América

Provável Corinthians

Cássio; Bruno Méndez, Gil, Lucas Veríssimo e Matheus Bidu; Fausto Vera, Cantillo (Gabriel Moscardo), Renato Augusto e Ruan Oliveira; Pedro e Yuri Alberto Técnico: Mano Menezes.

Provável América

Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar; Matheus Henrique, Juninho, Martinez, Benítez e Nicolas (Marlon); Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Data e horário: domingo, 22 de outubro de 2023, às 18h30 (de Brasília)
Local: NeoQuimica Arena, em São Paulo
Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Yuri Elino Ferreira da Cruz (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA-RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA PB)

Onde assistir: Premiere (TV por assinatura) e Itatiaia no YouTube, a partir das 18h15 (de Brasília)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão