Ouvindo...

Times

Corinthians x Grêmio: CBF admite erro ao não marcar pênalti de Yuri Alberto

Equipe gaúcha reclamou muito da penalidade não marcada pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio

Em vídeo divulgado na manhã desta terça-feira (19), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admite que a arbitragem errou ao não marcar pênalti para o Grêmio nos acréscimos das partida contra o Corinthians. No jogo disputado nessa segunda-feira (18), pela 15ª rodada da Série A, o árbitro Wilton Pereira Sampaio não viu irregularidade no toque de mão de Yuri Alberto.

De acordo com a análise posterior publicada pela Comissão de Arbitragem da CBF, o mineiro Emerson de Almeida Ferreira deveria ter recomendado a revisão do lance no monitor do VAR, o que não foi feito.

“O atleta número 9 da equipe de branco e preto, em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando o espaço corporal, intercepta o cruzamento. O bloqueio da bola nessa ação caracteriza pênalti. Uma penalidade deveria ter sido marcada em campo de jogo. Quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão”, disse o responsável pela análise da CBF.

O vídeo publicado pela entidade que organiza o Brasileirão também divulgou o áudio de conversa entre os responsáveis pelo VAR no momento do lance. Apesar de ser alertado pelo assistente do VAR, Emerson de Almeida Ferreira mantem a ideia de que não foi pênalti e oriente Wilton Pereira Sampaio a dar prosseguimento ao jogo.

Veja conversa do VAR de Corinthians x Grêmio

Emerson de Almeida: O jogador, mesmo estando com a mão nessa posição, acho que ela estpa natural para essa disputa de bola para a defesa. Não está com a intenção de bloquear.

Johnny Barros de Oliveira: Você acha que o braço não está muito aberto, Emerson?

Emerson de Almeida: Oi?

Johnny Barros de Oliveira: Você não acha que está muito aberto não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?

Emerson de Almeida: Para mim, ele não está com a intenção de bloquear. Ele está com a intenção de bloquear a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço em direção à bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado. Pode jogar. O jogador está recolhendo o braço.

Hugo Lobão é repórter multimídia do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, passou por Hoje Em Dia, Record e Globo Esporte. Amante de esportes olímpicos.
Leia mais