O Santos venceu a primeira sob o comando do técnico Diego Aguirre e foi com emoção. O Peixe bateu o Grêmio, de virada, por 2 a 1, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Cristaldo abriu o placar, mas Marcos Leonardo e Julio Furch anotaram os tentos santistas.
O gol do argentino foi marcado aos 44 minutos da segunda etapa. A vitória encerrou um jejum de cinco jogos sem somar três pontos.
O resultado deixa o Santos na 17ª posição com 21 pontos. O Grêmio caiu na tabela e está na quinta colocação, com 34 pontos.
Na próxima rodada, o Santos vai até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético, no domingo (27), às 18h30 (de Brasília). O Grêmio entra em campo no mesmo dia, mas às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, para enfrentar o Cruzeiro. Os dois jogos são válidos pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por uma presença maior do Santos no campo de ataque. O time teve quase 60% de posse de bola, mas não conseguiu traduzir em chances claras.
O Grêmio chegou muito pouco ao ataque. João Pedro Galvão teve a única chance de perigo, de cabeça.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Tricolor abriu o placar. Depois de bate rebate na área, Cristaldo aproveitou a sobra e estufou as redes na Vila Belmiro. O gol deu confiança ao Grêmio que dominou as ações e quase ampliou com Bitello e Ferreira.
O Santos se recuperou na partida aos 17 minutos da etapa complementar. Depois de ajustar a marcação, o Peixe conseguiu criar no ataque e empatou o jogo.
Soteldo arrancou no campo de ataque e achou o atacante Marcos Leonardo. O camisa 9 bateu cruzado para marcar o gol de empate.
O Peixe se animou com o gol e passou a ser presença mais constante no campo ofensivo. E virou o jogo numa jogada de contra-ataque. Aos 44 do segundo tempo, Mendoza recuperou bola na lateral e fez lançamento preciso para Soteldo.
O venezuelano arrancou com campo livre e viu Julio Furch entrando sozinho na área. Soteldo, cara a cara com o goleiro Grando, passou para Furch rolar para o fundo das redes.
Santos 2 x 1 Grêmio
Santos
João Paulo; Joaquim (Rincón), João Basso, Alex, Dodô; Rodrigo Fernández (Nonato), Lucas Lima (Soteldo), Jean Lucas, Mendoza; Marcos Leonardo (Júlio Furch), Lucas Braga (Dodi). Técnico: Diego Aguirre.
Grêmio
Gabriel Grando; Fábio, Rodrigo Ely, Bruno Alves, Reinaldo; Carballo (Gustavo Martins), Pepê (Ronald), Bitello, Cristaldo (Everton Galdino), Ferreira; JP Galvão (André). Técnico: Renato Gaúcho.
Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 20 de agosto de 2023 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Arbitragem: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (Fifa-MG), auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Celso Luiz da Silva (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Joaquim, Marcos Leonardo, Julio Furch (SAN); Fábio, Reinaldo, Rodrigo Ely, Bruno Alves e Gustavo Martins (GRE);
Cartão vermelho: Reinaldo e Renato Gaúcho (GRE);
Gols: Cristaldo (1'/2ºT), do Grêmio; Marcos Leonardo (17'/2ºT), Julio Furch (44'/2ºT), do Santos;