Ouvindo...

Vasco e Grêmio fizeram semifinal especial na edição de 1984

Cruzmaltino buscava ‘vingança’ contra o Flamengo, e tricolor tentava manter rotina de grandes títulos

Simões lembra semifinal entre Vasco e Grêmio

Os momentos são bem opostos em 2023, mas em 1984 Vasco e Grêmio fizeram um confronto numa das semifinais do Campeonato Brasileiro carregado de simbolismo para os dois lados. No final, os vascaínos, que jogam em São Januário neste domingo (6), às 16h, pela 18ª rodada da Série A, levaram a melhor sobre os gremistas.

Nas quatros edições anteriores do Brasileirão, o Flamengo, maior rival do Vasco, tinha levantado a taça por três vezes (1980, 1982 e 1983) e o Cruzmaltino tinha a chance de dar o troco.

O Grêmio tentava a caminhada em busca de mais uma taça num dos momentos mais gloriosos da sua história, pois foi campeão brasileiro em 1981, e da Libertadores e do Mundial Interclubes em 1983.

No primeiro jogo, no Olímpico, o tricolor gaúcho fez valer o mando de campo e venceu por 1 a 0, gol do veterano Tarciso aos 34 minutos do segundo tempo. Isso lhe deu a vantagem de jogar pelo empate, no Maracanã, uma semana depois.

Em 19 de maio de 1984 a torcida vascaína atendeu ao chamado do time e foram 110.877 os pagantes no estádio. E eles fizeram uma grande festa. Marquinho Carioca fez 1 a 0 logo no início da partida.

Na etapa final, o maior artilheiro e ídolo do clube de São Januário garantiu a classificação à decisão, pois Roberto Dinamite balançou a rede gremista por duas vezes.

O Vasco avançava para a decisão e tentava dar o troco no Flamengo comandado justamente pelo irmão daquele que era a maior marca do grande time rubro-negro do início dos anos 1980. Isso porque o treinador vascaíno era Edu Antunes, irmão de Zico, maior ídolo e artilheiro da equipe da Gávea.

Hoje, os dois clubes vivem situações opostas. O Vasco é lanterna da Série A, o Grêmio integra o G-4, ocupando a quarta colocação. Independentemente disso, um duelo entre eles sempre faz renascer a lembrança da grande semifinal de Brasileirão que fizeram em 1984.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro