Diretor executivo do Mubadala, fundo de investimentos parceiro da Libra, Sérgio Carneiro contou, neste domingo (23), em entrevista ao programa CNN Esportes S/A, detalhes do aporte que o grupo pretende fazer no futebol brasileiro.
Ao jornalista João Vitor Xavier, ele contou os pilares da Libra que convenceram o grupo a investir no futebol brasileiro. Carneiro revelou que há um grupo de 40 profissionais trabalhando na montagem de um arcabouço para a liga.
“Na Libra, a gente tinha alguns pilares fundamentais para a gente mergulhar com muita energia no processo. Da largada, o grupo de fundação da liga tinha os clubes de maior alcance e torcida do país, numa construção coesa, que era um grande pilar”, disse.
“O segundo pilar era a governança e o estudo que tinham montado. Fazia muito sentido para a gente desde a concepção inicial dela. Estamos há um ano nessa empreitada, com mais de 40 pessoas trabalhando, com equipes diferentes para montar o arcabouço desta liga. É um processo bastante complexa”, complementou.
Grupo único?
Na entrevista ao apresentador João Vítor Xavier, Sergio ainda revelou que acredita num único modelo de liga para todos os clubes. Ele afirmou que o fundo vê com muita responsabilidade qualquer processo e oferta para o futebol brasileiro.
“Eu acredito que é possível (um bloco único). Por isso que estamos dando a vida, trabalhando muito no último ano nesse processo. Muitas pessoas estão dedicando energia para chegarmos na tão sonhada liga no Brasil”, disse. “Todos entendem que o passo de formação de liga está mais do que tardio para acontecer no Brasil”, complementou.
Além da Libra, o bloco Forte Futebol também reúne clubes importantes no futebol brasileiro.
Os filiados
LFF: América, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Juventude, Londrina, Operário-PR, Sport, Tombense e Vila Nova.
Libra: Atlético, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória
Independentes: Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Vasco se uniram à LFF para comercialização de direitos comerciais. Oficialmente, os clubes não são filiados, mas os acordos comerciais respeitam os mesmos termos dos filiados.
CNN Esportes S/A
Esta é a oitava edição do CNN Esportes S/A. O programa que vai ao ar todos os domingos, às 20h45, fala sobre um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o futebol.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.