Pelo histórico recente de rebaixamentos e frustrações das equipes pernambucanas, não se pode dizer que o momento vivido pelos clubes do estado é comum. Os quatro representantes de Pernambuco, Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô, que disputam, respectivamente, as Séries B, C e D do Campeonato Brasileiro, somam juntos 28 jogos de invencibilidade. A última derrota do quarteto poderá completar um mês no próximo dia 24.
Este último revés foi sofrido pelo Sport, diante do Criciúma, pela oitava rodada da Segundona. Desde então, a equipe comandada pelo técnico Enderson Moreira soma seis jogos, com cinco vitórias e um empate. O Leão é atualmente o terceiro colocado da competição, com 24 pontos - dois a menos que o líder Novorizontino.
O Náutico, na Terceira Divisão, também vem de uma sequência de seis jogos de invencibilidade, com três vitórias e três empates. A última derrota da equipe alvirrubra foi no dia 31 de maio, quando acabou superada pelo Aparecidense por 3 a 0 - revés que sacramentou a demissão do técnico Dado Cavalcanti. O Timbu é atualmente o quinto colocado do Brasileiro com 15 pontos - três a menos que o líder Amazonas, justamente próximo adversário do time no próximo dia 29, nos Aflitos.
Liderança na Série D
O melhor cenário está na Série D, com o Santa Cruz e Retrô. Ambos lideram os grupos 3 e 4, respectivamente. O Tricolor soma 18 pontos, com seis de vantagem para o Campinense, primeira equipe fora do G4. A equipe comandada por Felipe Conceição vive uma sequência de sete jogos sem perder, com quatro vitórias e três empates. A equipe não sofre um gol sequer há cinco jogos. A última derrota foi no dia 14 de maio, diante do Potiguar (1 a 0), fora de casa.
Já o Retrô tem a maior sequência de invencibilidade: nove jogos, com cinco vitórias e quatro empates. A equipe é uma das quatro invictas na Série D. A última derrota aconteceu na final do Campeonato Pernambucano, diante do Sport (2 a 0), em 22 de abril - são quase dois meses sem perder.
Sequência invicta do Sport
ABC (4 a 1)
São Paulo (1 a 3)
Londrina (1 a 2)
Avaí (2 a 1)
Ponte Preta (1 a 1)
Vila Nova (1 a 0)
Sequência invicta do Náutico
Floresta (3 a 1)
América-RN (0 a 0)
Pouso Alegre (0 a 1)
Volta Redonda (2 a 0)
Confiança (2 a 2)
Botafogo-PB (1 a 1)
Sequência invicta do Santa Cruz
Campinense (1 a 0)
Nacional-PB (2 a 2)
Sousa (1 a 0)
Pacajus (0 a 0)
Globo (0 a 2)
Globo (3 a 0)
Pacajus (0 a 0)
Sequência invicta do Retrô
Falcon (1 a 1)
Cruzeiro-AL (1 a 1)
Bahia de Feira (1 a 1)
Atlético-BA (2 a 1)
Jacuipense (0 a 1)
Sergipe (0 a 1)
ASA (3 a 1)
ASA (1 a 2)
Sergipe (1 a 1)