Ouvindo...

Histórias do Brasileirão: Flamengo e Grêmio fizeram decisão tira-teima de campeões em 1982

A decisão foi em três partidas, com o rubro-negro carioca ganhando a taça dentro do Olímpico

Histórias do Brasileirão com Alexandre Simões

O Campeonato Brasileiro de 1982, que foi disputado no primeiro semestre, abrindo a temporada, foi um dos mais empolgantes da história, pois precedeu a Copa do Mundo da Espanha, onde a Seleção chegou como favorita com um esquadrão comandado por Telê Santana. E a empolgação seguiu na final, que reuniu os dois últimos campeões da competição nos anos anteriores. E Flamengo e Grêmio revivem esta decisão neste domingo (11), às 18h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Naquele ano, a expectativa era de que os dois times de maior torcida no Brasil decidissem o título do Brasileirão. O Flamengo fez sua parte para que isso acontecesse, passando pelo Gauarani, de Campinas, nas semifinais, ganhando os dois jogos. Já o Corinthians não resistiu à força gremista e perdeu as duas partidas.

Assim, o Flamengo, campeão brasileiro de 1980, encarou o Grêmio, que levantou a taça em 1981 na decisão da edição de 1982.

O regulamento era numa melhor de três e previa que poderia ser disputada uma trinca de confrontos. E isso aconteceu. No primeiro, no Maracanã, em 18 de abril de 1982, os dois clubes ficaram no 1 a 1, com Tonho abrindo o placar para o Grêmio e Zico empatando aos 44 do segundo tempo.

No segundo jogo, no Olímpico, no feriado de 21 de abril, o empate sem gols forçou a terceira partida, que também foi disputada no estádio do tricolor gaúcho.

Os dois times entraram em campo em 25 de abril num Olímpico lotado por 62 mil pessoas. Logo aos 10 minutos do primeiro tempo, o centroavante Nunes fez o 1 a 0 que deu o título ao Flamengo, que teve muita competência para suportar a pressão gremista.

Assim, o Flamengo, último entre os clubes cariocas a ser campeão nacional, foi o primeiro a conquistar um bicampeonato brasileiro.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro