Em meio ao risco de queda, o torcedor do Atlético deseja um fim de semana marcado por alívio e provocações ao rival. Além de torcer para o Galo permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, o atleticano secará o Cruzeiro, que briga por vaga na Copa Libertadores. Estatisticamente, a chance desse cenário acontecer é alta, de 83,3%.
Para entender mais sobre as probabilidades, a Itatiaia entrou em contato com Gilcione Nonato Costa, gestor do site de estatísticas do futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O matemático afirmou que as chances de o Cruzeiro não ir à Libertadores e o Atlético permanecer na Série A são de mais de 160 em 200.
Gilcione também analisou de forma isolada as probabilidades para cada clube. O matemático analisou que a Raposa tem 13,4% de chance de se classificar à Copa Libertadores. Já a probabilidade de o Galo ser rebaixado é de 3,8%.
Atlético rebaixado?
A conta para o Atlético se manter na Série A é simples. Basta um empate para garantir a permanência. Já em caso de derrota, o Galo precisará torcer contra dois adversários na rodada. Mais especificamente, o Alvinegro necessitará de uma derrota do Fluminense ou no máximo um empate do RB Bragantino.
O Atlético entra em campo na Arena MRV, em Belo Horizonte, para jogar contra o Athletico-PR (que também luta contra o rebaixamento). Já o RB Bragantino enfrentará o Criciúma, no Nabizão. O Fluminense, por outro lado, terá pela frente o Palmeiras, no Allianz Parque, em São Paulo.
Veja a classificação da parte de baixo da tabela do Brasileirão
- 14° - Atlético - 44 pontos
- 15° - Fluminense - 43 pontos
- 16° - Athletico-PR - 42 pontos
- 17° - Bragantino - 41 pontos
Cruzeiro na Libertadores?
O Cruzeiro não depende apenas de si para se classificar à Copa Libertadores. O time celeste está na nona colocação, com 49 pontos, e disputa a última vaga com o Bahia, que está em oitavo, com 50 pontos. Para se classificar à Libertadores, a Raposa precisa vencer o próximo duelo e contar, ao menos, com um empate do Tricolor Baiano.
O Cruzeiro enfrenta o Juventude neste domingo (8), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. No mesmo horário, o Bahia jogará contra o Atlético-GO, na Fonte Nova, em Salvador. Ambas as partidas serão válidas pela 38ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.