Atlético e Cruzeiro decidirão o título do Campeonato Mineiro na tarde de domingo (7), às 15h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Na ocasião, os clubes vão se enfrentar pela 25ª vez desde a reinauguração do Gigante da Pampulha, em 3 de fevereiro de 2013.
No novo Mineirão, o Cruzeiro marcou mais gols contra o Atlético nos clássicos. Ao todo, o clube celeste balançou as redes 30 vezes, enquanto os atleticanos comemoraram 25 tentos.
Desde a reabertura do estádio, que passou por reformas para a Copa do Mundo de 2014, a maioria dos gols foi celebrada no primeiro tempo das partidas. Dos 55 gols marcados no clássico no novo Mineirão, 32 saíram na etapa inicial, além de 23 no segundo tempo.
Já com relação aos gols de pênalti, o Atlético leva vantagem sobre o Cruzeiro. Nos clássicos do novo Mineirão, o Galo já fez cinco gols em penalidades máximas. O Cruzeiro, por sua vez, converteu três cobranças.
Primeiro gol do novo Mineirão foi contra
Há 11 anos, Marcos Rocha, à época lateral do Atlético, marcou o primeiro gol contra no clássico desde a reinauguração do estádio. Curiosamente, o lance foi registrado justamente na partida de reabertura do Mineirão, com vitória cruzeirense, por 2 a 1.
Os maiores artilheiros do clássico no novo Mineirão
Os maiores artilheiros do clássico no novo Mineirão são dois ex-cruzeirenses: o meia uruguaio Arrascaeta, hoje no Flamengo, e Thiago Neves, já aposentado, com quatro gols cada.
Um outro detalhe que chama a atenção é que 35 atletas diferentes marcaram gols por Atlético e Cruzeiro em clássicos no novo Mineirão.
- Arrascaeta e Thiago Neves (Cruzeiro) - 4 gols
- Carlos e Hulk (Atlético); Dagoberto e Ricardo Goulart (Cruzeiro) - 3 gols
- Diego Tardelli e Lucas Pratto (Atlético) - 2 gols
Cruzeiro tem vantagem pelo título; Galo precisa vencer
Por ter feito a