Ouvindo...

Arsenal e Barcelona fazem final inédita na Champions League Feminina

Time espanhol vai em busca do tetracampeonato, enquanto Gunners buscam segunda taça

Caitlin Foord (Arsenal) e Claudia Pina (Barcelona)

Pela primeira vez na história, Arsenal e Barcelona decidirão uma final de Champions League Feminina. As equipes se enfrentam neste sábado (24), às 13h (de Brasília), no estádio Alvalade, em Lisboa, Portugal.

O clube londrino volta a uma final de Champions após 18 anos. A última vez que as Gunners chegaram na decisão foi em 2006/07. Na ocasião, o time inglês levantou a taça após vencer o Umea, da Suécia.

Já o Barcelona disputará sua quinta final consecutiva. Nos últimos cinco anos, o time catalão levantou a taça três vezes. O único vice-campeonato do Barça foi em 2019, quando sofreu um revés por 3 a 1 para o Lyon.

Campanha do Arsenal

O Arsenal terminou a fase de grupos na liderança do Grupo C, com 15 pontos. O time londrino somou cinco vitórias e apenas uma derrota. O único revés foi para o Bayern de Munique (5 a 2).

Nas quartas de final a equipe inglesa bateu o Real Madrid de virada. No primeiro jogo, vitória merengue por 2 a 0. Na volta, as Gunners reagiram e golearam por 3 a 0.

Na semifinal, o adversário foi o Lyon. O time londrino saiu atrás mais uma vez, após derrota por 2 a 1. Entretanto, as inglesas aplicaram 4 a 1 no jogo de volta e garantiram a vaga na grande decisão.

Campanha do Barcelona

Já o Barcelona terminou a primeira fase como líder do Grupo B, com 15 pontos. O time espanhol fez campanha similar à do Arsenal, com cinco vitórias e uma derrota. O time de Aitana Bonmati sofreu apenas um revés, por 2 a 0, para o Manchester City, na primeira rodada.

Nas quartas de final, o time catalão atropelou o Wolfsburg ao aplicar um 10 a 2 no placar agregado.

Na semifinal, mais uma goleada. O time Culé fez 8 a 2 (agregado) no Chelsea e carimbou a vaga para a final.

Maiores campeões da Champions Feminina

A Champions League Feminina está em sua 24º edição. Até o momento, oito clubes diferentes levantaram o troféu continental.

No topo da lista está o Lyon, da França, com oito títulos conquistados. A equipe francesa foi campeãs nas temporadas 15/16, 16/17, 17/18, 18/19, 19/20 e 21/22.

Finalista da Champions pela quinta vez, o Barcelona vai em busca da quarta taça. O clube catalão é o terceiro maior vencedor do torneio e pode igualar os números do Frankfurt-ALE caso se sagre campeão neste sábado.

  • Lyon (França) - 8 títulos
  • Eintracht Frankfurt (Alemanha) - 4 títulos
  • Barcelona (Espanha) - 3 títulos
  • Wolfsburg (Alemanha) - 2 títulos
  • Umea (Suécia) - 2 títulos
  • Turbine Potsdam (Alemanha) - 2 títulos
  • Arsenal (Inglaterra) - 1 título
  • Duisburg (Alemanha) - 1 título

Leia também

Karen Cristina é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte