Ouvindo...

Athletico-PR empata com Ferroviária em jogo marcado por pênalti polêmico

Duelo pela Série B teve decisão estranha do árbitro e do VAR no segundo tempo

Athletico-PR recebeu Ferroviária na Arena da Baixada

Em duelo marcado por um pênalti polêmico a favor da Ferroviária-SP, o Athletico-PR ficou no empate em 1 a 1 nesta terça-feira (22), pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O árbitro Alisson Sidnei Furtado (TO) assinalou um toque de mão de Dudu Kogitzki dentro da área, mas a bola parece ter batido apenas na cabeça do jogador. Juninho converteu a cobrança de pênalti para a Locomotiva. Antes, Mendoza fez o gol do Furacão.

Com o resultado na Arena da Baixada, em Curitiba, o Furacão fica na 10ª colocação e soma 24 pontos. Já a Ferroviária ocupa a 16ª posição com 19 pontos.

O próximo compromisso do Athletico-PR será contra o América, às 18h30 (de Brasília) de domingo (27), na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Já a Ferroviária recebe o Operário no sábado (26), às 18h30 (de Brasília), na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Como foi o jogo

A Ferroviária abriu o placar aos 2 minutos do primeiro tempo com Ronaldo. O atacante, porém, estava em posição irregular. Aos poucos, o Athletico-PR foi se recuperando do susto inicial e acumulou algumas chances, sem êxito.

No fim da primeira etapa, Netinho, da Ferroviária, foi expulso por parar na frente da bola em uma cobrança de falta do Athletico-PR.

Após muito sufoco e tensão, Mendoza abriu o placar para o Furacão. Aos 17 minutos do segundo tempo, Bruno Zapelli deu uma bela assistência para o colombiano marcar o seu primeiro gol com a camisa rubro-negra.

Pênalti polêmico

Aos 27' do segundo tempo, o árbitro assinalou pênalti por um suposto toque de mão de Dudu Kogitzki. Os jogadores do Athletico-PR reclamam que a bola teria batido somente na cabeça do jogador, conforme aparece nas imagens da transmissão da ESPN.

Mesmo com a ajuda do VAR, Alisson Sidnei Furtado (TO) manteve a decisão de campo. Juninho foi para bola e empatou para a Ferroviária: 1 a 1.

Viveros, que entrou no segundo tempo, perdeu uma chance incrível nos acréscimos. Dentro da pequena área, o atacante cabeceou para defesa fundamental de Dênis Júnior. O jogo terminou assim, com gosto amargo para a equipe treinada por Odair Hellmann.

Athletico-PR 1 x 1 Ferroviária

Athletico-PR

Santos; Kauã Moraes, Lucas Belezi, Aguirre (Leozinho, 42 2ºT) e Léo; Raul (Felipinho, 31 2ºT), Patrick (Dudu Kogitzki, 12 2ºT), Giuliano e Bruno Zapelli; Mendoza e Alan Kardec (Viveros, 12 2ºT). Técnico: Odair Hellmann.

Ferroviária

Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Gustavo Medina, Ronaldo Alves e Edson Lucas; Alencar (Thiago Lopes, 28 2ºT), Tárik (João Ramos, 42 2ºT), Netinho (Juninho, 19 2ºT), Albano e Thayllon (Ian Luccas, 19 2ºT); Ronaldo. Técnico: Vinicius Bergantin.

Motivo: 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 22 de julho (terça-feira) de 2025, às 20h (de Brasília)
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)

Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO) e Cipriano da Silva Sousa (TO)
Árbitro de vídeo: Antonio Magno Cordeiro (CE)

Gols:
Mendoza (12min 2ºT), do Athletico-PR
Juninho (26min 2ºT), da Ferroviária

Cartões amarelos:
Odair Hellmann (35min 2ºT), do Athletico-PR
Tárik (39min 2ºT), Ronaldo Alves (49min 2ºT), Juninho (50min 2ºT) e Lucas Rodrigues (53min 2ºT), da Ferroviária

Cartão vermelho:
Netinho (45min 1ºT), da Ferroviária

Leia também

Nikolas Mondadori é formado em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduando em análise do discurso midiático. Trabalha como correspondente do Itatiaia Esporte do Sul do Brasil. Passou por Rádio Gaúcha, jornal Zero Hora e portal GZH.