Ouvindo...

Clube espanhol acusa Netflix de calúnia em documentário de Vini Jr. e exige retratação

Obra retrata momento em que atacante brasileiro é chamado de ‘macaco’ por torcedores do Valencia em maio de 2023

Vini Jr em gravação de documentário para a Netflix

O Valencia-ESP utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (19) para exigir uma retratação da Netflix. O clube espanhol acusa a plataforma de streaming de mentir sobre situações envolvendo torcedores no documentário ‘Baila, Vini’.

“Diante da injustiça e das falsidades cometidas contra os torcedores do Valencia CF, o Clube exigiu por escrito uma retificação imediata da produtora do documentário sobre o ocorrido no Mestalla [estádio do Valencia] e que não corresponde à realidade. A verdade e o respeito pelos nossos fãs devem prevalecer. O Valencia CF reserva-se o direito de tomar medidas legais”, disse o clube em pronunciamento oficial.

O documentário que conta a história de Vinícius Júnior foi lançado no dia 15 de maio. A obra conta vários momentos importantes da carreira do atacante brasileiro. Dentre eles, ataques racistas de torcedores do Valência a Vini em maio de 2023, durante uma partida contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol.

Reclamações

Segundo jornal espanhol Marca, a principal reclamação do Valencia é quanto às cenas em que a torcida do time grita “mono”, “macaco” em espanhol. O clube defende que seus torcedores estavam gritando “tolo”.

O veículo espanhol publicou que o Valencia está “furioso” com o documentário. A diretoria, inclusive, proibiu a entrada das câmeras da produtora no estádio Mestalla.

A Netflix ainda não se pronunciou sobre as acusações do clube espanhol.

Leia também

Relembre o caso

Durante uma partida entre Valencia e Real Madrid em 21 de maio de 2023, no estádio Mestalla, torcedores da equipe valenciana proferiram gritos de “mono” a Vinicius Júnior. A partida foi interrompida por aproximadamente cinco minutos, e o locutor da arena pediu à torcida que cessassem os cânticos para evitar o encerramento do jogo.

Três torcedores foram identificados e condenados a oito meses de prisão , além de serem proibidos de frequentar estádios por dois anos. O Valencia foi multado em 45 mil euros.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.