Ouvindo...

Destaque no futebol europeu esnoba transferência para Arábia Saudita: ‘Ficar na elite’

Futebol de país do Oriente Médio segue em busca de atrair jogadores com propostas milionárias

O meia-atacante Takefusa Kubo, de 23 anos, esnobou uma possível transferência para o futebol da Arábia Saudita. O jogador, destaque da Real Sociedad-ESP e com passagem pelo Real Madrid-ESP, afirmou que prefere estar na elite do futebol internacional e só iria para o país do Oriente Médio em caso de evolução da liga esportiva do local.

“Recebi uma oferta, mas não estou interessado. O que mais importa para mim desde pequeno é jogar contra os melhores e com os melhores. Se um dia, em breve ou num futuro distante, a Arábia Saudita se tornar a melhor liga do mundo por seu mérito esportivo, eu irei”, afirmou em entrevista à France Football.

Kubo terminou a temporada 2023/2024 como um dos principais nomes da equipe espanhola. O japonês somou sete gols e cinco assistências em 41 partidas. A equipe terminou em sexto lugar no Campeonato Espanhol e disputará a Liga Europa.

Leia também

O japonês surgiu como uma das principais promessas do futebol internacional. O Real Madrid contratou o jogador em 2019, então com 18 anos, por 2 milhões de euros. Kubo também tem passagem pela base do Barcelona.

“Por enquanto, é apenas financeiramente atraente. Tenho que ficar em uma liga de elite. Esse é meu sonho, não o dinheiro. Caso contrário, eu já estaria lá", completou.

Na atual janela de transferências, Kubo é tido como alvo de um dos principais clubes da Europa. A imprensa inglesa afirma que o Liverpool estuda fazer uma proposta na casa das 60 milhões de libras (R$ 420 milhões na cotação atual) para contar com o atleta.

Dinheiro estatal, investimento no futebol e Vini Jr. na mira

A Arábia Saudita, por meio de um fundo de investimentos públicos (PIF), realiza investimentos bilionários no futebol do país. O PIF controla quatro clubes do país (Al-Ahli, Al-Ittihad, Al-Hilal e Al-Nassr).

Grandes nomes do futebol foram atraídos pelas cifras milionárias do fundo de investimentos. Cristiano Ronaldo (Al-Nassr), Karim Benzema (Al-Ittihad), Neymar (Al-Hilal) e Roberto Firmino (Al-Ahli) foram alguns dos nomes contratados. A ideia do país é fortalecer o esporte para receber a Copa do Mundo de 2034.

Nesta segunda-feira (12), de acordo com o portal The Athletic, o atacante Vini Jr., do Real Madrid e da Seleção Brasileira, recebeu uma proposta ao Al-Ahli, da Arábia Saudita, com participação do Fundo de Investimento Público do país (PIF). As cifras garantiriam ao brasileiro o maior contrato da história de todos os esportes.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Leia mais