Os donos de 20 clubes da Premier League votaram, nesta terça-feira (21), sobre transações entre clubes com o mesmo dono. Por 13 votos a 7, o movimento está permitido. O veto a esse tipo de negociação precisaria dois terços dos clubes, ou seja, 14 clubes.
A decisão abre a porta para que o Newcastle possa contar com reforços como Cristiano Ronaldo, Rúben Neves, N’Golo Kanté e Roberto Firminio, por exemplo. O time inglês é propriedade do mesmo fundo árabe dono de Al-Ittihad, Al-Ahli, Al-Hilal e Al-Nassr, também da Arábia Saudita.
O City Football Group é dono do Manchester City, da Inglaterra e de outros oito clubes (New York City-EUA, Troyes-FRA, Palermo-ITA e Bahia). Além disso, detém ações minoritárias em mais três times ao redor do mundo (Girona-ESP, Sichuan Jiuniu-CHI e Yokohama F. Marinos-JAP).
Arsenal, Brentford, Brighton, Crystal Palace, Nottingham Forest e West Ham também contam com donos que têm ações majoritárias de outros clubes (veja lista ao final da matéria).
A decisão foi analisada, pela imprensa inglesa, como uma vitória para o Newcastle. A equipe agora tem uma enorme variedade de jogadores para adquirir e substituir Sandro Tonali.
A próxima janela de transferências da Premier League será no mês de janeiro. Os clubes têm entre os dias 1 e 31 do primeiro mês do ano para reforçar os elencos.
Veja outros exemplos da Premier League
Arsenal: Stan Kroenke (detém 100% do clube inglês) é dono de 100% do Colorado Rapids-EUA
Brentford: Matthew Benham (detém 100% do clube inglês) é dono de 75% do FC Midtjylland (Dinamarca)
Brighton: Tony Bloom (detém 75% do clube inglês) é dono de 90% do Union Saint-Gilloise (Bélgica)
Chelsea: BlueCo (detém 100% do clube inglês) também detém 100% do Strasbourg (França)
Crystal Palace: John Textor (dono de 40% do clube inglês) é dono de 90% do Botafogo, 80% do Lyon (França) e 80% RWD Molenbeek (Bélgica) / David Blitzer (dono de 18% do clube inglês) é dono de 100% do ADO Den Haag (Holanda), 45% do FC Augsburg (Alemanha)
Nottingham Forest: Evangelos Marinakis (sócio-majoritário do clube inglês é dono de 100% do Olympiacos)
West Ham: Daniel Kretinsky (dono de 27% do clube inglês) detém 40% do Sparta Praga-CZE