A Uefa anunciou nesta quinta-feira (19) que decidiu não retomar a partida entre Bélgica e Suécia, pela Eliminatórias da Eurocopa 2024, que foi paralisada no intervalo, após o assassinato de dois torcedores suecos nos arredores do Estádio Rei Balduíno, em Bruxelas.
Com isso, o confronto terminou empatado pelo placar de 1 a 1, resultado no momento da interrupção, após a primeira etapa. As federações de futebol das duas nações envolvidas estão satisfeitas com a decisão.
“Tanto a Real Federação Belga de Futebol como a Federação Sueca de Futebol, dadas as circunstâncias, manifestaram explicitamente o seu desejo de não jogar o tempo restante do jogo e de considerar o resultado ao intervalo como final. O resultado desta partida não tem impacto na qualificação do Grupo F, uma vez que a Bélgica já está matematicamente classificada para a fase final da Euro 2024 e a Suécia está matematicamente eliminada”, diz a nota da Uefa.
Vale lembrar que o Grupo F da competição, ao qual as duas equipes pertencem já tem as duas vagas diretas definidas, nas mãos de Bélgica e Áustria, ambas com 16 pontos. A Seleção Sueca, por sua vez, já não tem mais chances de classificação à próxima Eurocopa.
Um homem que postou um vídeo online reivindicando a autoria do ataque, dizendo que o “Alcorão é uma linha vermelha pela qual está pronto para se sacrificar”, foi identificado na última terça-feira (17) e morto por autoridades belgas. Uma investigação ainda está em curso para determinar as motivações do ataque, tratado desde o início como um caso de terrorismo.
Com agências