Ouvindo...

Rivaldo revela ‘veto’ inusitado do Barcelona em sua saída do Camp Nou

Clube catalão pediu que o ex-camisa 10 da Seleção Brasileira não acertasse com o Real Madrid após sua saída do clube, em 2002

Rivaldo foi eleito o melhor jogador do mundo em 1999, quando jogava pelo Barcelona

Pentacampeão do Mundo com a Seleção Brasileira, o ex-meia Rivaldo revelou um pedido inusitado da diretoria do Barcelona, 21 anos após o jogador deixar o clube catalão, em 2002. De acordo com um dos camisas 10 mais emblemáticos do futebol mundial, o Barça pediu que ele não acertasse com o grande rival.

“Eles só me pediram para que eu não fosse para o Real Madrid caso o clube me procurasse. Eu concordei com eles, mas eu sabia que poderia ir para o time que eu quisesse naquela altura da minha carreira profissional. Eu precisava trabalhar e poderia ir para o clube que eu preferisse”, disse Rivaldo à Betfair.

Rivaldo teve uma carreira internacional de sucesso, vestindo camisas importantes do futebol mundial, como a do Barcelona, Milan, e La Coruña, nos tempos áureos do clube da Galícia, entre 1996 e 1997.

Ao sair do Barcelona, Rivaldo acertou com o Milan-ITA. A saída do meio-campista do Barça à época, segundo o próprio jogador, se deu pela chegada do técnico holandês Louis van Gaal à Espanha.

“Não houve negociação de clube para clube. Eu ainda tinha mais um ano de contrato com o Barcelona, mas quando eles trouxeram o Louis van Gaal eu falei que não gostaria de ser treinado novamente por ele. E ele mesmo também disse ao Barcelona que não gostaria de trabalhar comigo”, declarou.

Muitos estranharam a saída de Rivaldo do Barcelona, já que pouco tempo antes o jogador havia acabado de conquistar o pentacampeonato mundial com o Brasil, na Copa do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e do Japão.

“Eu estava no Brasil e conversei por telefone com os diretores do time para entrar em um acordo, já que eu não jogaria mais pelo Barcelona e o treinador também não me queria. Como eles estavam me devendo um valor, o acordo foi que eles me pagassem esse valor e me deixassem livre depois do Mundial”, deu detalhes de sua saída, que não foi fácil.

“Eles não queriam me liberar, mas eu apertei o Barcelona porque, já que eles tinham contratado o Louis van Gaal e não teria como voltar atrás, eles tiveram que me liberar e fui para o Milan ser campeão da Champions em 2003”, relembrou.

Rivaldo jogou cinco anos no Barcelona, entre 1997 e 2002, e ganhou dois campeonatos espanhóis pelo clube, além de uma Copa do Rei, a artilharia da Liga dos Campeões, em 1999/2000, e o título de melhor jogador do mundo, em 1999.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.