Ouvindo...

Venezuela goleia o Chile e se consolida na briga por vaga para a Copa de 2026

Seleção Vinotinto chegou aos sete pontos; país é o único do continente que jamais esteve em fase final de um Mundial

Venezuela e Chile se enfrentaram nesta terça-feira pelas Eliminatórias

Com um gol do santista Soteldo, que teve ótima atuação, a Venezuela goleou o Chile por 3 a 0 nesta terça-feira (17), pela quarta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O jogo foi realizado no estádio Monumental de Maturín, na Venezuela. O segundo gol foi marcado por Rondón, e o terceiro por Machis, ambos com a participação de Soteldo.

O resultado consolidou os venezuelanos na zona de classificação para o Mundial, com sete pontos conquistados. São duas vitórias (conta Chile e Paraguai), uma derrota (para a Colômbia) e o empate por 1 a 1 contra o Brasil, na quinta-feira (12), em Cuiabá.

O triunfo colocou momentaneamente a Seleção Vinotinto na terceira colocação na classificação. Após os quatro jogos que ainda movimentarão a rodada, o time deve cair posições, mas não além da sexta, dentro da zona de classificação para a Copa de 2026.

A Venezuela é o único dos dez países filiados à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que jamais disputou a fase final de um Mundial de Seleções.

O gol venezuelano inicial saiu aos 45 minutos do primeiro tempo, após saída errada de bola da defesa chilena. Os donos da casa aproveitaram a bobeada, a bola sobrou para Soteldo dentro da área e ele finalizou à direita do goleiro Cortés.

No segundo tempo, aos 27 minutos, o veterano Rondón, 34 anos e atualmente no River P|ate-ARG, finalizou de dentro da área para marcar. No terceiro, aos 33 minutos, Machis aproveitou boa jogada de Soteldo na ponta para definir o placar. Mais de 50 mil torcedores estiveram no Monumental de Maturín acompanhando a partida.

O Chile ficou na sexta colocação, com quatro pontos, mas pode cair posições e acabar a quarta rodada fora da zona de classificação para a Copa. Os seis primeiros, após 18 rodadas, estarão no torneio, que será realizado na América do Norte, com EUA, México e Canadá como anfitriões. O sétimo classificado jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.