Ouvindo...

Governo espanhol critica declarações de Rubiales e denunciará dirigente

Governo considerou que as falas de Rubiales são incompatíveis com a representação dele no esporte e com os valores espanhóis

Governo Espanhol denunciará presidente

O Conselho Superior de Esportes (CSD) da Espanha rebateu as declarações de Luis Rubiales, presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), nesta sexta-feira (25). Em assembleia extraordinária da Federação, o dirigente afirmou que não renunciará ao cargo e que o beijo foi consentido, mas o CSD considerou a intervenção de Rubiales como incompatível com sua representação no esporte.

Segundo o jornal espanhol Marca, o governo espanhol considerou que as falas do dirigente não estão de acordo com os “valores de uma sociedade avançada como a espanhola”.

De imediato, o Secretário de Esportes espanhol submeterá ao Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) as “denúncias remetidas ao CSD”. Além disso, o próprio presidente do Conselho informará a imprensa na tarde dessa sexta-feira (25) as próximas ações da entidade.

Entenda

O Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, afirmou, nesta sexta-feira (25), que o beijo que deu na jogadora Jenni Hermoso durante a premiação da Copa do Mundo Feminina no último domingo (20) foi consentido. Além disso, o dirigente descartou que vai renunciar ao cargo.

O presidente foi extremamente criticado após beijar a jogadora, chegando até mesmo ao governo espanhol e à Fifa. Ele chegou a pedir desculpas pela ação. A imprensa estrangeira havia afirmado que ele iria renunciar ao cargo devido à pressão, mas Rubiales descartou essa possibilidade.

Ele contou, em assembleia extraordinária da RFEF, que o beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consentido”. Vale lembrar que a própria jogadora, Jenni Hermoso, em live no Instagram, afirmou que não gostou da atitude do presidente e pediu que medidas exemplares fossem tomadas contra ele. Durante o discurso, Luis culpou o “falso feminismo” por todas as críticas que recebeu.

Leia mais sobre o caso:
Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.