Com o atual campeão Manchester City enfrentando o Burnley, fora de casa, a Premier League está de volta nesta sexta (11) a partir das 16h (de Brasília). Considerado por muitos o melhor campeonato nacional da atualidade, a elite do futebol inglês conta cada vez mais com o talento brasileiro. Neste início da temporada 2023/24, são 35 jogadores do Brasil, o país com mais representantes na liga.
Dos 20 clubes da elite inglesa, apenas três não contam com brasileiros: o Brentford, o Everton e o Luton. Este último, vale destacar, conseguiu o acesso e disputará a Premier League pela primeira vez.
Abaixo do Brasil, França e Espanha são os países com mais representantes na Premier League, com 29 e 25 jogadores, respectivamente. Claro, levando em consideração apenas os atletas estrangeiros.
A Itatiaia traz os principais destaques do levantamento com base os elencos divulgados pela liga.
Os mais brasileiros dos ingleses
Arsenal e Fulham são os clubes mais brasileiros entre os ingleses, cada um com quatro brasileiros. Vice-campeão em 2022/23, os Gooners seguem contando com Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus, Gabriel Magalhães entre os seus principais jogadores a fim de conquistar o título da Premier League.
O jovem Marquinhos também faz parte do elenco, mas ainda não tem espaço sob comando de Mikel Arteta. O futuro do atacante de 20 anos, emprestado ao Norwich em 2022/23, é incerto no clube.
O Fulham conta com o meia Andreas Pereira e os atacantes Carlos Vinícius, Rodrigo Muniz e Willian. Todos participaram da segura campanha em 2022/23, e estão com moral no clube de Londres.
Vale destacar que Willian é um dos brasileiros mais vitoriosos e impactantes da Liga. Com passagens por Arsenal e Chelsea, o atacante soma 286 partidas, 43 gols, 43 assistências e dois títulos. Aos 35 anos, é um dos símbolos de uma geração que está se despedindo da Premier League aos poucos.
Os remanescentes
Além do atacante do Fulham, há brasileiros com enorme história no futebol inglês que seguem como destaques das equipes. São os casos dos goleiros Ederson e Alisson, do Manchester City e Liverpool, respectivamente, do zagueiro Thiago Silva, do Chelsea, e do meia Philipe Coutinho, hoje do Aston Villa.
Na última temporada, dois ícones do futebol brasileiro, como estes citados, deixaram a Liga: Fenandinho, capitão histórico do City, e Roberto Firmino, maior goleador do Brasil na Premier League.
Os novos - e promissores - talentos
Por outro lado, uma nova legião de brasileiros chegou fazendo barulho nos campos ingleses nas últimas duas temporadas. São os casos de Lucas Paquetá, do West Ham, o experiente e líder Casemiro, do Manchester United, e a dupla de meias do Newcastle, Bruno Guimarães e Joelinton.
Nomes já consolidados e que iniciam a temporada com grandes expectativas após ótimos desempenhos em 2022/23. Os objetivos são altos e a competição promete ser acirrada, ainda mais com a chegada de novos brasileiros na liga, como Andrey, do Chelsea, e Matheus França, do Crystal Palace. Dois dos mais promissores talentos da geração nascida em 2004 do futebol brasileiro.
Os 35 brasileiros que iniciam a Premier League em 2023/24
Arsenal: Gabriel Jesus (A), Martinelli (A), Gabriel Magalhães (Z) e Marquinhos (A)
Aston Villa: Diego Carlos (Z), Douglas Luiz (V) e Coutinho (M)
Bornemouth: Neto (G)
Brighton: João Pedro (A) e Igor Júlio (Z)
Burnley: Vitinho (LD)
Chelsea: Thiago Silva (V) e Andrey (M)
Crystal Palace: Matheus França (M)
Fulham: Andreas Pereira (M), Carlos Vinícius (A), Rodrigo Muniz (A) e Willian (A)
Liverpool: Alisson (G) e Marcelo Pitaluga (G)
Manchester City: Ederson (G)
Manchester United: Antony (A), Fred (V) e Casemiro (V)
Newcastle: Bruno Guimarães (M) e Joelinton (M)
Nottingham Forest: Felipe (Z), Danilo (V) e Gustavo Scarpa (M)
Sheffield United: Vinícius Souza (V)
Tottenham: Emerson Royal (LD) e Richarlison (A)
West Ham: Lucas Paquetá (M)
Wolverhampton: João Gomes (V) e Matheus Cunha (A)