Castigado, o gramado do estádio de Pituaçu, em Salvador (BA), terá uso suspenso a partir da próxima segunda-feira (21). A decisão é da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável por gerir o local.
Casa do Bahia quando a Arena Fonte Nova foi reconstruída para a Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, o local não deve receber qualquer atividade pelo período de 30 dias.
No sábado (19), haverá a primeira rodada das finais dos Campeonatos Baianos Sub-15 e Sub-17. No domingo (20), serão disputados, no estádio, os jogos de abertura da terceira edição da Copa Loreta Valadares.
Gramado castigado
Imagens das semifinais dos estaduais sub-15 e sub-17, disputadas no último final de semana, mostram o gramado de Pituaçu bem castigado. Em transmissão realizada pela TV Vitória (imagem acima), é possível ver as irregularidades e buracos no campo.
De acordo com a Sudesb, o problema foi causado pela quantidade de jogos disputados em 2024. Até o presente momento, foram 170 partidas realizadas no local, o que “tem dificultado a recuperação adequada do gramado, mesmo com a aplicação contínua de tratamentos, insumos e fertilizantes. O pisoteio constante e o estresse sofrido pela grama não têm permitido que os cuidados surtam os efeitos desejados”.
O estádio de Pituaçu pertence ao governo da Bahia, que já chegou a pensar em privatizá-lo. Os projetos, no entanto, não tiveram prosseguimento.