Ouvindo...

Flamengo lidera número de sócios-torcedores entre clubes do Rio; veja lista

Itatiaia mostra o número de associados aos programas de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco

Torcidas de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco nos estádios cariocas

Os programas de sócio-torcedor estão cada vez mais presentes e com mais relevância no futebol brasileiro, garantindo receitas significativas aos clubes e oferecendo diversos benefícios às torcidas. No Rio de Janeiro, quem lidera o ranking de associados é o Flamengo, seguido por Fluminense, Botafogo e Vasco, respectivamente. A Itatiaia traz os detalhes do atual cenário nesta reportagem.

O Flamengo, com 103 mil sócios atualmente, é o clube carioca com mais associados. O programa se mantém acima dos 100 mil inscritos há anos. O ápice foi em 2019, quando chegou aos 145 mil sócios-torcedores. No primeiro semestre de 2023, o clube arrecadou R$ 45,9 milhões com o “ Nação”.

Abaixo do Flamengo está o Fluminense, com 66.661 torcedores, conforme indicado pelo site oficial do programa “ Sócio Futebol” nesta quarta (30). Este número tem se mantido acima dos 60 mil desde agosto de 2022, embalado pelas campanhas do Tricolor no Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

O “ Camisa 7”, do Botafogo, contabiliza 61.571 sócios-torcedores neste dia 30 de agosto. Em abril de 2022, quanto a SAF alvinegra teve início e o programa foi reformulado, eram 31.795 associados.

O Vasco, por sua vez, não quis informar o número atual de sócios-torcedores no programa “ Sócio Gigante”. Em abril de 2023, o Cruz-Maltino tinha cerca de 56 mil associados.

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Coordenador do esporte digital da Itatiaia. Construiu sua carreira no jornalismo esportivo digital. Grande experiência como repórter e editor-chefe. Passou por Superesportes, Estado de Minas, TV Alterosa, Veja BH, Canal 23 e colaborou com O Jogo (POR), Mundo Deportivo (ESP) e Levante EMV (ESP).