Shanna Harrouche Garcia ganhou reconhecimento nacional em 2023 por protagonizar uma série sobre a participação da família no Jogo do Bicho no Rio de Janeiro. No entanto, a rotina atual é diferente: Shanna vive o cotidiano de treinos para voltar a disputar competições de hipismo e sonha em disputar uma Olimpíada.
Shanna Garcia, de 38 anos, venceu competições juvenis de hipismo e participou da seletiva para os Jogos Pan-Americanos de 2007, disputados no Rio de Janeiro. Em entrevista ao ge, ela revelou que após afastamento, trabalha para retomar a condição de profissional e buscar o sonho da participação olímpica.
“Tenho que me dedicar mais e montar mais para voltar a ser profissional, mas acho que estou no caminho. Realmente parei por uns seis, sete anos, até por causa dos filhos, negócios, enfim. Voltei tem dois para três anos”, revelou.
A amazona treina numa hípica no interior de São Paulo. Hoje atleta amadora, ela encontrou no esporte um alívio para os problemas pessoais.
“Saí do Rio de Janeiro, estou tentando voltar minha cabeça toda para o esporte, meus filhos, sair um pouco do problema. A fama é gostosa também”, explicou.
Apesar do desejo, Shanna reconhece estar longe do sonho olímpico. Ela revelou o que considera necessário para evoluir e voltar a competir em alto nível.
“Acho que para entrar em forma preciso saltr mais cavalos, montar mais, trabalhar, vir trabalhar sem estribo, trotar, galopar. Acho que ainda falta um pouquinho de dedicação”, contou.
De acordo com a reportagem, Shanna conta com quatro cavalos. Dois são trabalhados para o futuro, enquanto outros dois são treinados e cuidados pela amazona e a equipe. A amazona deseja buscar patrocínios e criadores de cavalos dispostos a ceder animais de nível mais alto.
Shanna Garcia e o Jogo do Bicho
Shanna é filha de Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, chamado de “Rei do Rio” e considerado um dos chefes do Jogo do Bicho no passado. Maninho foi assassinado em 2004 pelo envolvimento na contravenção. Ela é neta de Miro Garcia, pai de Maninho e avô de Shanna, morreu também em 2004, em função de problemas de saúde.
O pai não foi a única morte na família Garcia pelo envolvimento no jogo. Shanna também perdeu o irmão em 2017 e o marido em 2011. Em 2019, Shanna sobreviveu a um atentado.
A história de Shanna e a família Garcia é contada no documentário “Vale o Escrito”, disponível no Globoplay.