Ex-técnico do Real Madrid, Fabio Capello relembrou, nesse domingo (15), do dia em que teve que mandar Ronaldo embora do clube espanhol. O italiano, hoje com 77 anos, comandou o time merengue em duas oportunidades: de 1996 a 1997 e de 2006 a 2007.
Na inauguração do Instituto Universitário de Mediadores Linguísticos (Limec), Capello afirmou que Ronaldo “gostava muito de festa e envolvia o grupo”.
“Em fevereiro de 2007, decidi despedir o Ronaldo, porque era alguém que gostava de festa e envolvia todo o grupo”, disse.
Durante a palestra, o treinador comentou que uma conversa com o ex-atacante Ruud Van Nistelrooy foi importante para tomar a decisão.
“Um dia chegou o Ruud van Nistelrooy e me disse: ‘Senhor, aqui nos vestiários cheira a álcool’. Era certo [mandar Ronaldo embora]”, complementou.
Ronaldo tinha sobrepeso, segundo o técnico
De acordo com Capello, Ronaldo também foi mandado embora por causa do sobrepeso. Em cinco anos, o camisa 9 teria engordado 12 quilos, segundo o técnico.
“Ronaldo pesava 94 quilos esse ano [2007]. Na Coreia, no Mundial de 2002, ele pesava 82. Eu disse a ele para abaixar de peso... chegou a 92,5 quilos”, encerrou.
Em 177 partidas pelo Real Madrid, Ronaldo marcou 104 gols e deu também seis assistências.
Capello não recomendou compra de Ronaldo a Berlusconi
Ainda conforme Capello, o ex-mandatário do Milan, Silvio Berlusconi, fez uma ligação para saber como Ronaldo estava antes de fazer uma proposta. Na ocasião, o técnico do Real Madrid disse que o Fenômeno era um “festeiro e que só pensava em mulheres”. Contudo, o centroavante foi contratado pelo clube italiano.
“Berlusconi me chamou um dia para pedir um conselho sobre uma hipotética compra. Eu o desaconselhei dizendo que era um festeiro, que só pensava nas mulheres. Ele me disse: ‘Muito obrigado, Fabio’. No dia seguinte, Ronaldo foi anunciado pelo Milan”, encerrou.
Pelo Rossonero, ao longo de duas temporadas, Ronaldo fez nove gols em 20 jogos.