A Riot Games anunciou, nesta terça-feira (18), uma nova medida para proteger a integridade das partidas ranqueadas em League of Legends. A partir da atualização 25.06, jogadores que perderem uma partida devido à presença de um trapaceiro terão seus Pontos de Liga (PdL) restituídos assim que o infrator for banido pelo Vanguard, sistema de detecção da desenvolvedora.
A novidade busca compensar os prejuízos sofridos por jogadores honestos ao enfrentarem adversários que utilizam programas ilegais. Segundo a Riot, a medida foi implementada para garantir mais justiça ao ambiente competitivo e minimizar o impacto negativo causado por trapaças.
Como funcionará a restituição de PdL
Sempre que um trapaceiro for identificado e banido pelo Vanguard, os jogadores afetados receberão uma notificação informando a data da partida comprometida, o valor de PdL restituído e o ranque atualizado. A compensação será aplicada automaticamente na conta do usuário assim que ele fizer login no jogo.
A Riot reforçou que a restituição será concedida apenas para aqueles que perderam a partida devido à presença de um trapaceiro. Jogadores que venceram mesmo com um infrator em sua equipe não terão seus PdLs reduzidos.
Aviso de restituição de PdL, dentro do League of Legends
Além disso, contas que forem identificadas entrando propositalmente em filas ranqueadas ao lado de trapaceiros para obter vantagens indevidas também serão punidas com banimentos. Essa medida visa impedir o chamado “elo boosting”, prática na qual jogadores se aproveitam de cheaters para subir de ranque artificialmente.
Nova notificação de banimento
Outra novidade da atualização é o aprimoramento do sistema de feedback de denúncias. A partir de agora, os jogadores que reportarem um usuário por trapaça receberão uma nova notificação caso a conta denunciada seja permanentemente banida.
Nova notificação de banimento do League of Legends
O objetivo da Riot Games com essa funcionalidade é aumentar a transparência do processo de punição e incentivar a comunidade a continuar reportando comportamentos suspeitos. A desenvolvedora destacou que as denúncias dentro do jogo são um recurso valioso para a equipe do Vanguard, ajudando a focar em possíveis infratores e aprimorar a detecção de trapaças.