Ouvindo...

Em relatório, Fifa vê problemas para Conmebol construir estádio para a Copa de 2030

Entidade sul-americana tem projeto de levantar arena no Paraguai para receber um dos três jogos em comemoração ao centenário dos mundiais

As federações de futebol da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, com apoio da Conmebol, tiveram o projeto aprovado pela Fifa para receber os três jogos inaugurais da Copa do Mundo de 2030, ação que vai comemorar os 100 anos do Mundial de seleções.

No relatório apresentado por profissionais da Fifa que visitaram os três países para vistoria, a nota final, somando todos os quesitos avaliados (estádios, cidades, hotéis, centros de treinamento, questões comerciais, financeiras e humanas), foi de 3,6, de um total de 5. Os jogos acontecerão em 8 e 9 de junho de 2030.

No projeto sul-americano são apontados quatro estádios, nos três países, como candidatos a receber as partidas. Dois são em Assunção, capital paraguaia, já que a Confederação Sul-Americana de Futebol planeja construir uma arena sua. Caso ela não saia do papel, o Defensores Del Chaco será reformado.

A Conmebol quer construir um estádio na capital do Paraguai para 45 mil pessoas. Só que o projeto estava diretamente ligado à América do Sul receber a Copa do Mundo de 2030 inteira, para facilitar o investimento necessário. Inicialmente a ideia era uma arena para 60 mil espectadores, mas o tamanho já diminuiu. A Copa veio parcialmente, portanto é incerto que sairá do papel.

No texto do relatório de aprovação da candidatura aos jogos comemorativos, os profissionais da Fifa apontam dúvidas na construção da arena e veem a proposta de modernizar o Defensores como mais realista.

O Novo Estádio Nacional, conforme apresentado, atende e, em alguns casos, excede os requisitos, refletindo sua promessa como um local moderno com um alto padrão de instalações. No entanto, um estudo de viabilidade e uma análise mais profunda de seu impacto de legado de longo prazo exigiriam uma análise mais aprofundada. Portanto, é recomendado que as opções de estádio adicionais propostas pelo licitante sejam consideradas mais detalhadamente”, é o texto que aparece no relatório da Fifa.

Apesar de admitir que a quantidade de assentos, pouco mais de 41 mil em um cenário de reforma, e a localização, em um denso espaço urbano, podem ser um problema, o projeto do Defensores del Chaco é visto como mais realista. O relatório também se preocupa com o que aconteceria com o tradicional Defensores se outro equipamento de grande porte, mais moderno, fosse construído na região metropolitana de Assunção.

Os estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, e Centenário, em Montevidéu, foram elogiados nos relatórios. O Monumental, do River está, está recém modernizado e tem capacidade para mais de 80 mil pessoas.

O Centenário precisaria de bastante modificações para entrar no padrão Fifa de arenas, mas é o equipamento que receberia o primeiro jogo da Copa de 2030, em 8 de junho. O Centenário foi paco da final da primeira Copa do Mundo, em 1930, quando o Uruguai foi campeão sobre a Argentina.

A Copa do Mundo de 2030, de fato, será na Espanha, em Portugal e no Marrocos, entre 13 de junho e 21 de julho. Serão 20 estádios recebendo jogos nesses três países. Um Congresso extraordinário da Fifa no dia 11 de dezembro, na quarta da semana que vem, vai oficializar todas essas sedes.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais