Ouvindo...

Jogadora sueca detona árbitra brasileira: ‘Riu na nossa cara’

Edina Alves comandou a arbitragem na semifinal da Copa do Mundo Feminina entre Espanha e Suécia nesta terça (15)

Edina Alves com as jogadoras suecas na semifinal da Copa Feminina

Em partida comandada pela árbitra brasileira Edina Alves, a Espanha eliminou a Suécia na semifinal da Copa do Mundo Feminina. Além da derrota por 2 a 1, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, as jogadoras suecas teceram duras críticas para a juíza.

Johanna Rytting Kaneryd, meia da Seleção Sueca, demonstrou grande insatisfação após a partida. “Estou p*** pra c****, irritada e chateada. A árbitra riu na nossa cara. Ela falava a mesma língua que as jogadoras espanholas e isso gera muitas vantagens”, disparou a jogadora, desconsiderando que Edina tem como idioma nativo o português.

A atacante Lina Hurtig tambem comentou a arbitragem e acrescentou que Edina não marcou uma falta clara e um escanteio que poderiam ter mudado o rumo do jogo. “Isso me decepcionou. Só porque somos maiores e mais fortes, tivemos tudo contra nós”, contestou.

Kosovare Asllani, meio-campista, foi mais uma a fazer reclamações. “Há muitos árbitros que não foram receptivos, a comunicação precisa ser melhorada. Eu tento falar inglês com eles, mas não recebo muito retorno. Acho que em uma Copa do Mundo deveriam ser os melhores”, comentou Asllani.

Edina Alves em Copas

A árbitra brasileira se tornou a primeira do Brasil a atingir oito jogos em Copas do Mundo. Edina passou o recorde de Carlos Eugênio Simon, que comandou sete partidas em três Mundiais (2002, 2006 e 2010).

Ela apitou os confrontos entre Austrália e Irlanda, Coreia do Sul e Marrocos e Japão e Noruega na edição do Mundial de 2023. Na edição de 2019, Edina apitou quatro partidas, incluindo a semifinal entre Inglaterra e Estados Unidos, que terminou 2 a 1 para os EUA. Naquele ano, ela integrou o primeiro trio feminino de arbitragem brasileira na história das Copas, junto de Neuza Back e Tatiane Sacilotti.

Final e disputa do 3° lugar

A Suécia volta a campo neste sábado (19), às 5h (de Brasília), no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália, para disputar o 3° lugar com o perdedor entre Austrália e Inglaterra.

As espanholas também aguardam a definição da outra semifinal entre as anfitriãs e as inglesas. O confronto será definido nesta quarta-feira (16), às 7h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.

A final da Copa do Mundo Feminina será realizada no domingo (20), às 7h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.