A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou nesta quinta-feira (15) a saída do técnico Fernando Santos do comando da seleção principal do país. Segundo a entidade, a decisão foi tomada em comum acordo com o treinador.
Com Fernando Santos, a seleção portuguesa principal conquistou os seus dois únicos títulos: a Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações, em 2019.
Leia mais
Mas apesar das conquistas, Fernando Santos era criticado por parte da imprensa e da torcida portuguesas, que consideravam que a seleção do país europeu não correspondia em campo à qualidade do talento dos seus jogadores.
Na Copa do Mundo de 2022, Portugal terminou na liderança do Grupo H,
A participação portuguesa no Mundial do Catar também ficou marcada pela polêmica, depois que Fernando Santos optou por deixar sua maior estrela, Cristiano Ronaldo, no banco de reservas nos dois jogos do mata-mata.
O treinador assumiu a Equipe das Quinas em setembro de 2014, em substituição a Paulo Bento. Além dos dois títulos conquistados, Fernando Santos se tornou o treinador com mais jogos e mais vitórias na história da seleção portuguesa. Foram 109 jogos, com 68 vitórias, 21 empates e 20 derrotas.
Com a saída de Fernando Santos, José Mourinho, atualmente na Roma, e Abel Ferreira, do Palmeiras, surgem como nomes de peso para assumir o cargo de treinador de Portugal. A FPF informou em comunicado que vai iniciar de imediato o processo de escolha do novo treinador.