Ouvindo...

Brasil completa cinco Copas do Mundo sendo eliminado por europeus no mata-mata

Sina Canarinho segue desde 2006; última vitória brasileira foi em cima dos alemães, na final de 2002, na Copa do Japão/Coreia

Neymar acumula terceira eliminação em Copas do Mundo com a Seleção Brasileira

Tristeza, desolação e inconformidade. A Seleção Brasileira está fora da Copa do Mundo do Catar, após perder nos pênaltis (4 a 2) para a Croácia, nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, em Doha. No tempo normal (0 a 0) e na prorrogação (1 a 1) houve empate. Pelo quinto mundial consecutivo o Brasil é eliminado por um europeu.

Há 20 anos a Seleção Brasileira fica pelo caminho pelos esforços de um time da Europa. Em 2006 foi a França que tirou o time verde amarelo da Copa do Mundo, nas quartas de final, naquela ocasião disputada na Alemanha.

Em 2010, o Brasil perdeu para a Holanda, também nas quartas de final, na Copa da África do Sul. Em 2014, jogando em casa, caiu nas semifinais, no Mineirão, naquele fatídico 7 a 1, para a Alemanha. Em 2018, os belgas tiraram a Seleção Brasileira também nas quartas. E, agora, o golpe fatal foi dos croatas, que avançam às semifinais -- vão aguardar Argentina ou Holanda.

A última vez que a Seleção Brasileira triunfou contra europeus em mata-matas foi em 2002, quando venceu a Alemanha na final da Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul, e faturou o pentacampeonato.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.