Enviado especial a Doha - Desde o pentacampeonato mundial em 2002, na Coreia do Sul e Japão, quando na reta final bateu quatro europeus, pois superou, na sequência, Bélgica (2 a 0), Inglaterra (2 a 1), Turquia (1 a 0) e Alemanha (2 a 0), sempre que cruzou com uma seleção do Velho Continente nas fases de mata-mata da Copa do Mundo, o Brasil foi derrotado. Agora tem a chance de acabar com essa escrita diante da Croácia, atual vice-campeã mundial, nesta sexta-feira (9), no Education City, às 12h (de Brasília), em confronto válido pelas quartas de final do Mundial do Catar.
O confronto entre brasileiros e croatas foi definido nesta segunda-feira (5). O time canarinho goleou a Coreia do Sul, no 974 Stadium, por 4 x 1. Mais cedo, a Croácia passou pelo Japão fazendo 3 a 1 na primeira disputa de pênaltis da Copa do Catar. O jogo ficou 1 a 1, no tempo normal, e não houve gol na prorrogação.
A “freguesia” brasileira diante dos europeus começa em 2006, na Alemanha. Após passar por Gana, nas oitavas de final, caiu diante da França, nas quartas, com uma derrota por 1 a 0, gol de Thierry Henry.
Quatro anos depois, na África do Sul, vitória sobre o Chile, nas oitavas, e queda diante da Holanda, com um 2 a 1, de virada, em Port Elizabeth.
Goleadas
Em casa, em 2014, o Brasil passou a encarar os chilenos nas oitavas e se classificou no sufoco, vencendo nos pênaltis. Às quartas também foram superadas, com a Colômbia sendo a adversária. Nas semifinais, a maior goleada sofrida pela Seleção em sua história, um 7 a 1 para a Alemanha. Na disputa do terceiro lugar, mais uma lavada, de 3 a 0 para a Holanda.
Na Rússia, em 2018, o time de Tite superou o México nas oitavas de final. Nas quartas, encarou a Bélgica, que fez 2 a 1 graças principalmente a um primeiro tempo em que foi muito superior.
Agora, o caminho da Seleção no Catar tem a Croácia. Nas últimas quatro Copas do Mundo foram cinco os duelos eliminatórios contra europeus. E o Brasil perdeu todos eles. O desafio de Neymar e companhia é acabar com esse tabu diante dos croatas na próxima sexta-feira.