Adversários nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, Argentina e Holanda vão reeditar a final do torneio em 1978. À época, os sul-americanos, que jogaram o torneio em casa, venceram os europeus com uma atuação histórica do atacante Mario Kempes, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
No primeiro tempo, Kempes abriu o placar aos 38 minutos. Com um duelo bastante equilibrado, a Laranja Mecânica arrancou o empate aos 37 minutos da etapa final com Dick Nanninga, o que fez a final ser decidida na prorrogação.
Após o duelo ter ficado empatado por 1x1 no tempo normal, a Argentina conquistou o Mundial pela primeira vez depois de marcar dois gols na prorrogação, com gols de Mario Kempes e Daniel Bertoni.
Artilheiro da Copa, com seis gols, Mario Kempes deixou a sua marca em todos os jogos a partir da segunda fase: foram dois contra a Polônia, dois contra o Peru e outros dois na final diante dos holandeses.
O último confronto
Em 2014, no Brasil, Argentina e Holanda duelaram pelas semifinais da competição, com outra vitória dos hermanos.
Com o 0x0 no tempo normal, brilhou a estrela do goleiro Sergio Romero, que garantiu a vaga da albiceleste na decisão do torneio.