Ouvindo...

NBA terá sétimo campeão diferente em sequência pela primeira vez

Além da sequência de equipes diferentes com o troféu, três dos quatro candidatos nesta temporadas nunca foram campeões

Troféu da NBA que será entregue ao campeão

Começam nesta terça-feira (20) os jogos das finais de Conferência na NBA. De um lado, Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves brigam por uma vaga na final pelo Oeste; e do outro, Indiana Pacers e New York Knicks fazem a disputa pelo Leste.

Os participantes nesta fase da temporada indicam um marco de equilíbrio no basquete dos Estados Unidos. Pela primeira vez na história, a NBA terá sete campeões diferentes em sequência.

Desde o bicampeonato do Golde State Warriors, em 2017 e 2018, houve um vencedor diferente a cada ano: Toronto Raptors em 2019; Los Angeles Lakers em 2020; Milwaukee Bucks em 2021; Golden State Warriors em 2022; Denver Nuggets em 2023; e Boston Celtics em 2024.

Esse número se faz ainda mais impressionante ao passo que o século vem sendo marcado por “dinastias” no esporte. Nos anos 2000, por exemplo, os Lakers conseguiram cinco títulos em seis anos; e na década seguinte, franquias como o Cleveland Cavaliers e o próprio Golden State Warriors venceram dois títulos seguidos cada.

Chance de campeão inédito é grande

Dos quatro times que seguem vivos na briga pelo título, só os Knicks já foram campeões ao menos uma vez. Pacers, Wolves e Thunder nunca chegaram ao topo da NBA, apesar de muitos considerarem que a equipe de Oklahoma herdou o título do Seattle Supersonics, antigo nome da franquia. O próprio Thunder, entretanto, não reconhece esse título para o “novo time”.

Ainda no recorte dos últimos sete anos, com sete campeões diferentes, dois títulos foram inéditos: os Raptors em 2019 e os Nuggets em 2023.

Leia também

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.