Ouvindo...

Sem jogador da NBA, Seleção Brasileira é pré-convocada para AmeriCup

Brasileiros jogarão a competição continental na Nicarágua no final do mês de agosto

Yago e Caboclo integram a lista do Brasil para a AmeriCup

A Seleção Brasileira de Basquete está pré-convocada para a disputa da AmeriCup 2025. Nesta segunda-feira (21), o técnico sérvio Aleksandar Petrovic chamou 16 jogadores para os treinos, sendo que apenas 12 poderão integrar a lista oficial para o torneio, que marca o começo do ciclo olímpico de Los Angeles 2028.

O comandante contará com jogadores do basquete europeu, como Yago e Bruno Caboclo, além de destaques do NBB, como Lucas Dias, Alexey, Gui Deodato e Reynan. A competição ocorrerá entre os dias 22 a 31 de agosto, no Polideportivo Alexis Argüello, em Manágua, Nicarágua.

Gui Santos, ala do Golden State Warriors, e Didi Louzada, campeão do NBB com o Sesi Franca, não disputarão a competição. Os atletas pediram dispensa por motivos pessoais.

Léo Costa, vice-campeão do NBB pelo KTO Minas, foi chamado para integrar a comissão técnica. Com a melhor campanha da competição, ele foi eleito Técnico do Ano.

Sendo assim, os 16 nomes que integram a pré-lista são:

Caio Pacheco - Coruña-ESP
Yago Mateus - Estrela Vermelha- SRB
Alexey Borges - Flamengo
Georginho de Paula - SESI Franca
Vitor Benite - Baloncesto Sevilla-ESP
Reynan Gabriel - Pinheiros
Léo Meindl - San Pablo Burgos-ESP
Gui Deodato - Flamengo
Kevin Crescenzi - Brasília
Marcio Santos - Maccabi Tel-Aviv-ISR
Mãozinha Pereira - Free Agent
Mathias Vazquez - Overtime Elite-EUA
Lucas Dias - SESI Franca
Bruno Caboclo - Hapoel Tel Aviv-ISR
Ruan Miranda - Flamengo
Tim Soares - Sydney Kings-AUS

Grupos e formato da competição

No torneio, que chega à 20ª edição, o Brasil está no Grupo A, ao lado de Estados Unidos, Uruguai e Bahamas. O Grupo B terá Canadá, Porto Rico, Venezuela e Panamá, e o Grupo C fecha com Nicarágua, Argentina, República Dominicana e Colômbia.

A AmeriCup será dividida em três grupos. Durante a fase de classificação, cada equipe jogará contra todas as outras seleções da própria chave. As duas melhores equipes de cada grupo, além das duas melhores terceiras colocadas, avançam para as quartas de final.

As oito equipes que avançarem serão classificadas de 1 a 8, de acordo com suas posições na final da fase de grupos. Os vencedores das quartas de final seguirão para as semifinais, onde disputarão uma vaga no jogo pela Medalha de Ouro, enquanto as equipes derrotadas competirão pela Medalha de Bronze.

Preparação e competição preparatória

Antes do torneio, o Brasil se reunirá em Guarapari, no Espírito Santo, para treinos. Depois, disputará a Copa Latina, entre os dias 17 e 19 de agosto. No torneio, que será realizado no Panamá, a Seleção disputará um quadrangular contra Argentina, Uruguai e Panamá.

Na sequência, seguirá em concentração para a AmeriCup.

Programação Preparação

  • 03/08 - Início da preparação em Guarapari/ES
  • 15/08 - Fim da preparação em Guarapari/ES
  • 17/08 - Brasil x Uruguai - 22h (Copa Latina)
  • 18/08 - Brasil x Argentina - 20h30 (Copa Latina)
  • 19/08 - Brasil x Panamá - 21h (Copa Latina)

Programação AmeriCup

  • 23/08 - Brasil x Uruguai - 16h10
  • 24/08 - Brasil x Bahamas - 18h40
  • 26/08 - Brasil x EUA - 22h10

A Copa Latina ainda não tem transmissão confirmada pelos realizadores do campeonato. Já a AmeriCup 2025 será transmitida pela ESPN no Brasil.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.