Principal liga de basquete do mundo, a NBA mira uma expansão para realizar um torneio na Europa. Segundo o portal The Athletic, a intenção é organizar um torneio já em 2026 com 16 clubes. Além de tentar atrair times já tradicionais, a ideia é expandir para mercados como Londres e Paris.
“A NBA estará, nessa semana, discutindo a criação de uma nova liga de basquete na Europa, em parceria com a FIBA”, afirmou um comunicado.
A NBA seria dona de 50% das franquias, enquanto os investidores ficariam com os outros 50%. Ainda não há informações oficiais sobre uma cifra exata no valor das franquias.
A crescente influência de estrangeiros nos jogos da NBA fez a liga olhar com carinho para o tema. Nomes como Nikola Jokic, Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic, todos europeus, estão entre os principais atletas da competição.
Além disso, seria uma receita diferente para dar ainda mais saúde financeira para a NBA. A liga recentemente fechou um acordo de venda de transmissão, em julho de 2024, por 11 anos avaliado em 77 bilhões de dólares (R$ 435 bilhões à época)
N
A NBA tentará atrair times da Euroliga, competição tradicional e estabelecido na Europa. Segundo o The Athletic, Real Madrid-ESP, Barcelona-ESP, ASVEL Lyon-Villeurbanne-FRA e Fenerbahçe-TUR seriam os ‘alvos’ da NBA.
Segundo informações do jornal francês Le Parisien, a NBA entrou em contato com a Qatar Sports Investments (QSI), empresa que é dona do PSG. A QSI confirmou, ao veículo francês, ter interesse em participar de uma eventual competição.
A NBA também vai atrás de cidades conhecidas pelo envolvimento esportivo com o futebol. A ideia seria criar parcerias com equipes em Munique, Berlim, Manchester, Milão, Roma, Atenas e Paris.