O Barcelona, da Espanha, avançou pela contração do armador Raulzinho Neto, do Pinheiros e da Seleção Brasileira. O clube espanhol busca um novo base após o argentino Nicolás Laprovittola romper, em outubro, o ligamento cruzado anterior do joelho direito.
A informação foi antecipada pelo Mundo Deportivo e confirmada pela Itatiaia. O Barça agendou uma série de testes com Raulzinho, que deixou o Brasil, passando por Estados Unidos até chegar à Espanha.
Voltando de lesão, Raul Neto disputou o Pré-Olímpico e a Olimpíada de Paris, ambos em 2024. O jogador teve poucos minutos de quadra nos dois torneios.
Raulzinho aguardava nova chance na Europa, que não veio. Com isso, em 17 de outubro, ele foi apresentado como reforço do Pinheiros, mas com uma cláusula: ele poderia deixar o clube em caso de proposta do exterior.
O jogador, inclusive, foi convocado para jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa América, nesta quinta-feira (21) e no domingo (24).
A negociação com o Barça tem a ver com o pedido de dispensa de Raulzinho. Caso acerte com o Barcelona, o jogador retornaria ao país, onde já jogou por Gipuzkoa e Murcia.
Natural de Belo Horizonte, Raulzinho iniciou a carreira profissional no Minas Tênis Clube, em 2008. Depois, ele atuou por Gipuzkoa-ESP, Murcia-ESP, Utah Jazz-EUA/NBA, Salt Lake City Stars-EUA/G League, Philadelphia 76ers-EUA/NBA, Washington Wizards-EUA/NBA, Cleveland Cavaliers-EUA/NBA e Pinheiros.