Técnico da Seleção Brasileira de basquete, Gustavo de Conti acredita que o Brasil pode ter uma campanha histórica na Copa do Mundo de Basquete. Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (24), o treinador disse que a equipe tem condições reais de brigar por uma das três vagas do pódio na competição internacional.
O equilíbrio entre os times nacionais que disputarão o torneio masculino foi destacado pelo comandante. A estreia do Brasil, contra o Irã, está marcada para este sábado (26), às 6h45 (de Brasília), em Jacarta, na Indonésia.
“Talvez (o basquete masculino) seja o esporte coletivo mais competitivo do mundo. Eu não sou daqueles treinadores que chega no primeiro dia e coloca na parede um objetivo final da equipe. Acho que os campeonatos são muito jogo a jogo. A gente não consegue definir até onde vamos chegar. Podemos diminuir nosso sonho”, disse.
“Está muito claro que podemos competir com todos. A gente pode chegar ao pódio no Mundial. Eu acho que a gente pode. Temos equipe para isso. Temos jogadores para isso. Estamos preparados. Vamos passo a passo”, completou.
Bicampeão mundial, em 1959 e 1963, o Brasil não sobe ao pódio em Copa do Mundo desde 1978.
O torneio disputado na Ásia (Japão, Filipinas e Indonésia) vai distribuir duas vagas para os melhores times da América para os Jogos Olímpicos de Paris. Dessa forma, o Brasil precisaria ter, ao menos, a segunda melhor campanha entre todos os representantes dos continente, incluindo os Estados Unidos e Canadá
“Se fala muito no Brasil e também entre nós sobre as duas vagas das Américas para os Jogos Olímpicos. Mas é uma coisa que não depende só de nós. Não vamos competir contra Venezuela, Estados Unidos, que estão do outro lado da chave”, declarou.
Jogos do Brasil na Copa do Mundo
26 de agosto, às 6h45 (de Brasília) - Brasil x Irã
28 de agosto, às 10h30 (de Brasília) - Brasil x Espanha
30 de agosto, às 6h45 (de Brasília) - Brasil x Costa do Marfim
Canal de TV por assinatura, a ESPN vai transmitir os jogos do Brasil no Mundial
Veja, abaixo, os grupos da Copa do Mundo
GRUPO A
Angola
República Dominicana
Filipinas
Itália
GRUPO B
Sudão do Sul
Sérvia
China
Porto Rico
GRUPO C
Jordânia
Grécia
Nova Zelândia
GRUPO D
Egito
México
Montenegro
Lituânia
GRUPO E
Alemanha
Finlândia
Austrália
Japão
GRUPO F
Eslovênia
Cabo Verde
Geórgia
Venezuela
GRUPO G
Irã
Espanha
Costa do Marfim
GRUPO H
Canadá
Letônia
Líbano
França