Ouvindo...

Clube amador do Vale do Aço realiza doação de uniformes para a Missão Ecoar em Guiné-Bissau, na África

A ação foi feita pelo CE Bethânia, de Ipatinga. O projeto visa desenvolver ações para atender a necessidade de jovens, crianças e adolescentes

O Clube Esporte Bethânia, clube amador de Ipatinga, no Vale do Aço, realizou a doação de um kit de uniformes para as crianças da Missão Ecoar, projeto que atende crianças carentes de Guiné-Bissau, na África. A doação foi feita no dia 20 de setembro por meio do vice-presidente do clube, José Geraldo, para os meninos disputarem um campeonato no país. A equipe do projeto ficou em terceiro lugar no torneio.

Eliane Caldas, coordenadora da Missão Ecoar, revela que morava no bairro Bethânia e a 9 anos se mudou para Guiné-Bissau. O projeto tem 5 anos e atende a aldeia chamada de Tabanca.

“Nós desenvolvemos vários projetos sociais. São jovens, adolescentes e crianças, e nós desenvolvemos ações para atender a necessidade de cada um deles. Primeiro nós abrimos o apadrinhamento escolar, onde pessoas, amigos nossos, mandam um valor específico e a gente paga a escola das crianças”, explica Eliane.

Outro projeto da missão é o “Sopão”, que oferece para cerca de 200 pessoas a alimentação em duas vezes da semana. A cada 15 dias a Missão Ecoar também realiza o “Ensina criança o Caminho que deve andar”, outro projeto que reúne crianças e realiza diversas ações de diversão antes de um almoço.

A doação dos uniformes foi para o projeto “Dando pão ao que tem fome”, que reúne 22 jovens e adolescentes que ficam com os colaboradores da Missão Ecoar desde o café da manhã até a hora de ir para casa. Eliane revela que os meninos se inscreveram no torneio de futebol da aldeia, com isso, as doações chegaram e a equipe ficou em terceiro lugar.

“Nós começamos, através desse campeonato, a pensar em abrir uma escola para eles de treinar futebol, porque a gente sabe que através do esporte muitas crianças saem de uma vida de risco. Então, estamos com essa intenção de estar abrindo esse projeto que é a educação através do futebol. Conseguimos a doação através do José Geraldo e outra doação de outro uniforme, então, eles têm dois uniformes. Agora, nosso intuito é conseguir uma arrecadação para comprar bolas, chuteiras e luvas dos goleiros e começar os treinamentos a partir de dezembro”, completa Eliane.

No perfil do Instagram @missao_ecoar, é disponibilizado um pix e a conta bancária para doações em dinheiro. O pix é pelo email, missãoecoar@hotmail.com.

Leia mais