A região Norte de Minas terá um novo representante no futebol do estado. Em projeto liderado pelo ex-jogador de vôlei, Victor Felipe Oliveira, surgiu o North Esporte Clube, que irá estrear em agosto na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro (equivalente à Série C do estadual).
O planejamento do North é ousado: chegar ao Módulo I do Mineiro em três anos. Para atingir a meta, o clube contratou nomes conhecidos para a comissão técnica. A começar pelo treinador. Marco Antônio Milagres, ex-goleiro de América e Atlético, que levou o Juventus de Minas Novas ao título da Segunda Divisão mineira, em 2005. Recentemente, o comandante passou por Patrocinense e Boston City, de Manhuaçu.
Outro integrante da comissão técnica do North é o massagista Tita, que passou parte da carreira no Cruzeiro e também tem passagem pela Seleção Brasileira. O preparador físico será Rafael Alvarenga, que já trabalhou em grandes clubes de futebol, como Atlético e Cruzeiro, além do Minas Tênis Clube. Todos foram apresentados na última segunda-feira (27).
O escudo do clube já foi apresentado. No centro, terá a ave fênix, representando o ressurgimento do futebol na região, além do sol, presença marcante no sertão do Norte de Minas, e de sete estrelas, que simbolizam as sete microrregiões do local.
Líder do projeto do North, o empresário Victor Oliveira tem experiência em gestão de clubes. Até maio deste ano, ele tinha 49% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Athletic, de São João Del Rey, que chegou às semifinais do Campeonato Mineiro.
Nesta semana, o técnico Milagres iniciou a pré-temporada da equipe dando continuidade a uma série de seletivas que o North fará na região para captar jogadores. A primeira peneira ocorreu no último dia 20 no estádio José Maria Melo, em Montes Claros. Foram feitos testes com jovens atletas até 23 anos. A ideia do clube é ir a outras cidades da região para realizar novas observações.
A apresentação oficial do novo clube, da comissão técnica e dos jogadores está prevista para a próxima segunda-feira (4).
A estreia do North Esporte Clube também já tem data para acontecer: será fora de casa no dia 7 de agosto, contra o América de Teófilo Otoni.