Trinta e nove troféus do Tupi foram furtados na sede social do clube no Centro de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. Segundo a diretoria do clube, funcionários perceberam na manhã desta sexta-feira (20) que a sala de troféus estava arrombada, mas ainda não se sabe a data precisa do crime.
No local, estavam todas as premiações do Galo Carijó, incluindo torneios internos, das categorias de base e o principal troféu da história: a Série D do Campeonato Brasileiro de 2011. O clube ainda não identificou as peças levadas, mas confirmou que o item referente ao Brasileirão não foi levado. Além dos troféus, o clube deu falta de duas bolas - uma delas seria do título nacional em questão.
Ainda de acordo com a diretoria do Tupi, praticamente todos os troféus levados são mais antigos, sem valor financeiro, mas com estética mais elaborada. Por isso, a denúncia do clube frisa que o suspeito poderia estar interessado em peças de antiguidade. Um homem foi identificado em meio às investigações.
Por outro lado, um item de destaque que foi furtado é o troféu da Taça Minas Gerais de 2008, que foi personalizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) após a conquista do Tupi. O Galo Carijó segue acompanhando as investigações em busca do responsável pelo crime e o paradeiro dos troféus levados.
A diretoria informou ainda que o clube não possui um inventário com a listagem das taças, e uma contabilidade dos materiais furtados está sendo realizada.