O São Paulo venceu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo, no último domingo (17). Em caso de título neste domingo (24), no Morumbi, na capital paulistana, o Tricolor ampliaria a lista de títulos do elenco, que hoje “perde” para o Mengão no quesito por quase 50 taças.
A partida entre São Paulo e Flamengo está marcada para bola rolar neste domngo (24), às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, em São Paulo. O Tricolor, em parceria com a Polícia Militar e a CBF, organizou esquema de segurança no entorno do estádio, mas a torcida promete a “maior recepção da história” para o elenco são-paulino.
Títulos: (Flamengo) 151 x 105 (São Paulo)
A pesquisa da Itatiaia levou em conta apenas títulos profissionais de cada jogador dos times titulares prováveis para a final, além das cinco mais prováveis substituições de cada treinador. Amistosos e conquistas na base foram descondiderados.
Rafinha é o maior vencedor pelo lado do São Paulo, enquanto David Luiz foi quem mais venceu no time flamenguista. São 25 taças para cada um dos veteranos que fizeram carreira em gigantes da Europa.
São Paulo e os campeões do elenco principal
O São Paulo chega para a final com elenco reforçado da experiência de James Rodríguez e Lucas Moura, que também adicionam ao rol de campeões de um elenco jovem em sua maioria.
Crias da casa como Diego Costa, Welington, Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Luan venceram apenas o Campeonato Paulista de 2021 na carreira, e miram o primeiro troféu “de primeira prateleira”.
Rafinha é o maior campeão do plantel, com 25 títulos, a maior parte conquistada no Bayern de Munique, onde atuou por oito temporadas. O lateral também participou das conquistas recentes do Flamengo, entre 2019 e 2020.
Títulos totais: Rafael (14), Rafinha (25), Arboleda (1), Diego Costa (1), Welington (1), Pablo Maia (1), Alisson (9), Rodrigo Nestor (1), Lucas Moura (20), Calleri (2), Luciano (3). Reservas: James (21), W. Rato (3), Michel Araújo (0), Luan (1), Alan Franco (2).
A geração campeã do Flamengo
O Flamengo teme chegar aos quatro vice-campeonatos em 2023. Depois das derrotas no Carioca, Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e eliminação precoce no Mundial de Clubes, o clube trata a final como chance de salvação de uma temporada de insucessos.
No lenco, o currículo de David Luiz dispensa apresentações. O zagueiro fez história pelo Benfica-POR, Chelsea-ING e Paris Saint-Germain-FRA antes de chegar ao Flamengo, onde repetiu o sucesso. Em sua primeira temporada, foi titular nas conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores.
Em 2023, o camisa 23 perdeu espaço. Hoje, é reserva, com Fabrício Bruno e Léo Pereira formando a dupla titular. Contudo, Sampaoli tem apostado no zagueiro quando escala a equipe com três zagueiros e, mais recentemente, improvisou David Luiz como zagueiro.
Títulos totais: Matheus Cunha (3), Wesley (2), Fabrício Bruno (4), Léo Pereira (12), Ayrton Lucas (5), Thiago Maia (9), Erick Pulgar (2), Gerson (9), Victor Hugo (2), Bruno Henrique (12), Gabigol (14). Reservas: David Luiz (25), Everton Ribeiro (21), Arrascaeta (14), Pedro (8), Everton Cebolinha (9).
São Paulo e Flamengo se encaram neste domngo (24), às 16h (de Brasília), no estádio do Morumbi, em São Paulo.