Torcidas de diversos esportes na Espanha vêm ganhando cada vez mais notoriedade no noticiário, mas por um motivo nada bom. Outra vez, um atleta brasileiro foi vítima de racismo enquanto joga no país europeu. Nessa terça-feira, mais um caso foi registrado, dessa vez no basquete.
O armador brasileiro Yago Santos, que joga basquete pelo Ratiopharm Ulm, da Alemanha,
Histórico negativo
Apesar de ser o caso mais recente, esse não foi o único sequer este ano. Vinicius Jr, jogador brasileiro de maior destaque no futebol espanhol, vem sendo agredido com ofensas racistas há meses, ao longo de diversos estádios no país. O atacante do Real Madrid também é frequentemente chamado de “mono” por torcedores rivais,
Jogadores do Barcelona também foram vítimas
Enquanto defendiam o Barcelona, Daniel Alves e Neymar também foram vítimas de racismo durante partidas na Espanha. Em 2014, o ex-lateral brasileiro participava de jogo do Barça em visita ao Villareal, e quando se preparava para cobrar um escanteio, viu uma banana ser arremessada na direção dele.
Daniel viu a fruta, a descascou e comeu um pedaço, antes de cobrar o escanteio e seguir com o jogo. Desde 2002, quando chegou ao país, ele foi alvo de diversas ofensas racistas.
Dois anos depois, Neymar também foi alvo de torcedores. Antes de um clássico entre Barcelona e Espanyol, a torcida entoava cantos racistas e, durante o jogo, quando o brasileiro tocava na bola, alguns torcedores faziam barulhos de macacos.
O futebol espanhol vem sendo alvo de críticas também pela falta de punição aos casos de racismo. Recentemente,