Ouvindo...

Roberto Dinamite é velado em São Januário com homenagens do Vasco e de ex-jogadores

Roberto Dinamite, maior ídolo do Vasco, morreu nesse domingo (8), aos 68 anos, vítima de um câncer no intestino

Vasco cedeu espaço no gramado de São Januário para velar Roberto Dinamite

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite foi velado nesta segunda-feira (9), aos 68 anos, em São Januário, em um evento marcado por muita emoção no Rio de Janeiro.

Ao longo de todo o dia, vascaínos, jogadores do Cruz-Maltino e ídolos do clube e do futebol, como Edmundo, Júnior, Carlos Germano, Abel Braga, Zico e Cafu estiveram presentes para se despedir do ex-atacante. O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, também esteve na cerimônia.

Como a Itatiaia vem acompanhando, a cerimônia ao público permaneceu aberta até por volta das 19h, quando o caixão foi retirado do gramado.

Nesta terça-feira (10), às 9h, familiares de Dinamite irão levar o caixão até Duque de Caxias, cidade natal do ídolo vascaíno, onde será sepultado.

Carreira no Vasco

Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, Dinamite também é quem mais marcou no Campeonato Carioca, com 279 tentos anotados.

Considerado uma lenda no clube carioca, onde conquistou um Brasileirão (1974) e cinco Estaduais (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992), Roberto atuou por 21 temporadas com a camisa vascaína, e marcou 617 gols. Além da marca expressiva, o ex-atacante fez 1022 jogos pelo Cruz-Maltino - o atleta com mais partidas pelo clube - e é o artilheiro de São Januário, com 184 gols.

Câncer no intestino

Desde 2021, Roberto Dinamite vinha lutando contra um câncer no intestino. Nos últimos meses, o também ex-presidente do Vasco e ex-deputado estadual por cinco mandatos precisou passar por cirurgias.

Em abril do ano passado, o ex-camisa 10 foi homenageado com uma estátua em São Januário. Na ocasião, mais de 3 mil torcedores estiveram no estádio para reverenciar o ídolo.

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.