Ouvindo...

Morre Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, aos 68 anos

Roberto Dinamite é o maior artilheiro e jogador com mais partidas pelo Vasco na história

Roberto Dinamite morreu neste domingo

Maior ídolo da história do Vasco, Roberto Dinamite morreu na manhã deste domingo (8), aos 68 anos, no Rio de Janeiro. Desde o fim de 2021, o ex-jogador vinha lutando contra um câncer no intestino.

Maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro, com 190 gols, Dinamite também é quem mais marcou no Campeonato Carioca, com 279 tentos anotados.

Considerado uma lenda no clube carioca, onde conquistou um Brasileirão (1974) e cinco Estaduais (1977, 1982, 1987, 1988 e 1992), Roberto atuou por 21 temporadas com a camisa vascaína, e marcou 617 gols. Além da marca expressiva, o ex-atacante fez 1022 jogos pelo Cruz-Maltino - o atleta com mais partidas pelo clube - e é o artilheiro de São Januário, com 184 gols.

O anúncio da morte de Dinamite foi feito por Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro e torcedor declarado do Vasco.

Jogo histórico da carreira

Após uma curta passagem de três meses pelo Barcelona, Dinamite voltou ao Vasco em 1980 e, no dia 4 de maio, fez, talvez, o melhor jogo da carreira.

Em jogo válido pela 2ª fase do Campeonato Brasileiro daquele ano, Dinamite fez todos os cinco gols do Vasco na goleada sobre o Corinthians, de Sócrates, por 5x2, depois de dar seis chutes no duelo. Cerca de 100 mil torcedores estiveram no Maracanã naquele dia.

CBF prestou condolências

Por meio de um comunicado enviado à imprensa, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, lamentou a morte do ídolo vascaíno.

“O Roberto Dinamite foi um dos maiores jogadores da história do nosso futebol. Além de entrar para a bela história do Vasco, ele encantou os fãs do futebol em todo o mundo. A CBF se solidariza com os familiares e com os fãs do artilheiro”, disse.

Seleção Brasileira

Nome histórico do Vasco, Roberto Dinamite também vestiu a camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1978, na Argentina. Na ocasião, ao todo, em cinco partidas, o ex-atacante marcou três gols.

Pela amarelinha, Dinamite anotou 25 gols em 47 confrontos. No período, foram 28 vitórias, 14 empates e cinco derrotas.

Câncer no intestino

Em batalha contra um câncer no intestino desde dezembro de 2021, Roberto Dinamite, que também foi presidente do Vasco e deputado estadual pelo Rio de Janeiro por cinco mandatos, precisou passar por cirurgias desde então.

Em abril do ano passado, o ex-camisa 10 foi homenageado com uma estátua em São Januário. Na ocasião, mais de 3 mil torcedores estiveram no estádio para reverenciar o ídolo.

Aguarde mais informações

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro