De volta à elite do futebol brasileiro após três anos, o Cruzeiro conquistou o acesso de forma matemática com sete rodadas de antecedência, estabelecendo um recorde na Série B. Para ilustrar a campanha irretocável dos comandados de Paulo Pezzolano, a reportagem lista os cinco gols mais importantes durante a trajetória celeste na Segunda Divisão em 2022.
Com uma distribuição homogênea de gols e assistências, o Cruzeiro fez valer o estilo de jogo de muita intensidade, marcação alta e organização tática, características exigidas pela comissão técnica desde a disputa do Campeonato Mineiro.
Cruzeiro 1x0 Brusque
Após a derrota para o Bahia na 1ª rodada, na Fonte Nova, a Raposa se reabilitou na competição ao vencer o Brusque, no Mineirão, no dia 12 de abril, com a famosa ‘lei do ex’. Diante de um desempenho irregular e sob críticas da torcida nas arquibancadas, Edu foi o responsável por garantir os três primeiros pontos da equipe já na etapa final da partida.
Cruzeiro 1x0 Grêmio
Em um confronto válido pela 6ª rodada, no dia 8 de maio, o Cruzeiro derrotou o Grêmio com gol contra do lateral-direito Rodrigo Ferreira, no Independência. O duelo - que colocou os maiores campeões da Copa do Brasil e dois dos principais times da Série B frente a frente - foi marcado por intenso equilíbrio, com o primeiro tempo favorável aos mineiros e o segundo com controle dos gaúchos.
Cruzeiro 1x0 Bahia
De volta depois do empréstimo junto ao Torino, da Itália, o jovem Stênio foi decisivo na vitória sobre o Bahia três minutos após o capitão Eduardo Brock ser expulso e deixar o time com um a menos. Herói do triunfo, válido pela 20ª rodada, no dia 23 de julho, Rafael Cabral sustentou o resultado com inúmeras defesas diante da pressão do Tricolor. Na oportunidade, aliviada, a Nação Azul soltou o grito que “o campeão voltou!”.
Londrina 1x2 Cruzeiro
Pela 23ª rodada, o Cruzeiro virou no apagar das luzes contra o Londrina, no Estádio do Café, com gol ‘espírita’ do atacante Rodolfo, que não balançava as redes há 15 jogos. No dia 9 de agosto, a equipe de Pezzolano somou mais três pontos no Paraná e deu claros indícios de que seguiria na liderança e seria um sério candidato ao acesso.
CRB 0x2 Cruzeiro
Considerado uma ‘pedra no sapato’ do Cruzeiro nas últimas temporadas, o CRB não perdia em casa desde o dia 27 de abril, quando a Raposa o desbancou no Rei Pelé, pela 30ª rodada, no dia 17 de setembro. Coincidentemente, após ter sido fundamental com um dos tentos mais importantes na Série B, Stênio marcou pela segunda vez no ano ao anotar um golaço, deixando o zagueiro Gum sem rumo.
Gols bônus
Para coroar o ano de reconstrução do Cruzeiro, Machado e Edu entraram para a história nesta quarta-feira (21), pela 31ª rodada, ao marcar ‘os gols do acesso’ diante do Vasco, no Gigante da Pampulha. Cerca de 60 mil cruzeirenses comemoraram o momento, do qual as próximas gerações se lembrarão por muito tempo.